Outros elos pessoais

08 dezembro 2011

Diário de campanha (14)

De novo a série, abordando mais alguns pontos, mas lamentando sempre não poder estar no terreno observando e ouvindo.
Contagem e resultados. Aguardo saber algo do processo de contagem e divulgação dos resultados parciais das eleições intercalares autárquicas ontem realizadas em Cuamba, Pemba e Quelimane. Estou particularmente interessado em conhecer a taxa de abstenção.
(continua)
Adenda 1: abordo múltiplos aspectos da engenharia eleitoral no seguinte livro: Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, 354 pp., confira especialmente pp. 43-243.
Adenda 2: recorde duas séries minhas, uma em 17 números intitulada Poder e representação: teatrocracia em Moçambique, aqui; outra, em 20 números, intitulada Para ganhar as eleições em Quelimane, aqui.
Adenda 3 às 5:04: o "Notícias" de hoje observa recear-se uma "considerável abstenção"(sic); quanto ao apuramento parcial, coloca Carimo e Lourenço da Frelimo à frente em em Cuamba e Pemba e Araújo do MDM em Quelimane. Confira aqui.
Adenda 4 às 6:15: no portal da "Rádio Moçambique", aqui:
Adenda 5 às 6:21: na página de Edson Macuácua (secretário para a Mobilização da Frelimo) no Facebook, aqui:
Adenda 6 às 6:34: "Vitória retumbante de Manuel de Araújo" - jornalista sedeado em Quelimane.
Adenda 7 às 6:53: "Como se previa: larga vantagem para Tagir"- jornalista sedeado em Pemba.
Adenda 8 às 7:10: chegará o momento em que procurarei lançar algumas hipóteses sobre as eleições e os resultados.
Adenda 9 às 7:22: vitórias eleitorais podem ser significativas em termos relativos (por exemplo: em 50 votos, o candidato A obteve 25 contra 5 do adversário B), mas pouco relevantes em termos absolutos se for grande a taxa de abstenção (por exemplo: em 500 candidatos inscritos nos cadernos eleitorais, apenas 100 votaram).
Adenda 10 às 7:38: um trabalho do jornal digital "@Verdade" sobre Manuel de Araújo, aqui.
Adenda 11 às 8:39: "Wamphula fax" de hoje, aqui:
Adenda 12 às 8:56: "Imensis" aqui.
Adenda 13 às 11:02: segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 11 horas, o STAE divulga esta tarde os resultados definitivos das eleições em Quelimane. O Observatório Eleitoral divulgará também esta tarde os resultados da sua contagem paralela em Cuamba, Pemba e Quelimane. Entretanto, os resultados de 139 mesas (98,5% do total de mesas) em Quelimane dão 22375 votos a Manuel de Araújo do MDM e 13273 a Lourenço Abubacar da Frelimo. Faltam apenas os resultados de duas mesas situadas em Inhangombe.
Adenda 14 às 11:14: os dados da adenda anterior apontam para uma grande abstenção, já que havia mais de 100 mil eleitores registados na cidade.
Adenda 15 às 11:41: aguardo informação sobre Cuamba e Pemba.
Adenda 16 às 12:54: Moçambique 191 aqui (para traduzir, aqui):
Adenda 17 às 15:04: o candidato da Frelimo em Quelimane reconheceu a derrota e felicitou Manuel de Araújo, pondo-se ao seu dispôr para o engrandecimento da cidade - "Rádio Moçambique" no noticiário às 15 horas.
Adenda 18 às 16:02: segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 16, o STAE divulgou os resultados provisórios, com o registo de uma abstenção de 85.40% em Cuamba, 81.80% em Pemba e 72.04% em Quelimane. Sobre os candidatos: em Cuamba, 2316 votos (36.13%) para o representante do MDM e 4095 (63.87%) para o candidato da Frelimo;  em Pemba, 13571 votos (88.93%) para candidato da Frelimo, 1468 (9.62%) para o candidato do MDM e 221 (1.45%) para o candidato do Pahumo; em Quelimane: 13712 votos (37.72%) para o candidato da Frelimo, 22644 (62.20%) para o do MDM.
Adenda 19 às 16:13: sugiro siga a partir de amanhã a minha nova série intitulada "Eleições 2011 e produção de futuro".

6 comentários:

  1. PROF.
    2 assuntos
    1.Dar PARABENS AO MANUEL DE ARAUJO E A NOSSA JOVEM DEMOCRACIA;
    2.PARABENIZAR ARMANDO EMILIO GUEBUZA E AFONSO MARCETA DLAKAMA PELO DIÁLOGO QUE VAI OCORRER EM NAMPULA.
    PS.O POVO MOÇAMBICANO`É PACIFICO SOMOS ASSIM E SEMPRE SERÁ.
    Mário Eduardo

    ResponderEliminar
  2. O Manuel de Araújo tem um curriculum invejável embora nem sempre este seja essencial para um bom político. Também reparei que ele trouxe para cima os reais problemas daquele município, estou impressionada; desejo-lhe muitos parabéns e mais do que ele aos munícipes de Quelimane pois mostram que realmente sabem o que é melhor para eles.

    ResponderEliminar
  3. Lá está o Professor a dar mais um exemplo de estar em cima da hora comentando. Parabenizo.

    ResponderEliminar
  4. Lourenco abubacar desactiva seu facebook

    ResponderEliminar
  5. A democracia é saudável quando o poder é partilhado e não confiscado pelos Putins e pelos dos Santos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.