Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
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05 dezembro 2011
Como reprovar as reprovações? (1)
Anda muita gente perturbada na cidade de Maputo. Por quê? Porque reprovaram muitos alunos nos exames da primeira época da 10.ª e da 12.ª classes. O jornal "O País", por exemplo, titulou uma peça sobre o desastre da seguinte maneira: "Quando chumbar é a regra e passar é a excepção". O "domingo" de ontem dedicou três páginas ao fenómeno, com a menção, em primeira página, de que "ninguém sabe dizer as causas desse panorama". Qual é a grande conclusão que o geral das pessoas preocupadas tira? A conclusão - de uma evidência espessa - é a de que as coisas não andam bem no nosso sistema de educação. No fundo das almas de todos nós habita a crença de que se reprovar é sintoma de doença, reprovar em excesso é sintoma de doença em fase terminal (imagem reproduzida daqui).
(continua)
Adenda: sugiro a consulta da minha série intitulada "Sobre a qualidade do ensino em Moçambique". Adenda 2 às 9:26: numa escola da Beira a situação é ainda mais complicada, confira aqui.
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bem, acho que são reprovações a mais. Será em todas as disciplinas?
ResponderEliminarSeria interessante conhecermos os originais dos pontos...
ResponderEliminarSó agora os profs resolveram levar a coisa a sério?
ResponderEliminarAlguém do ministério de tutela já se manifestou?
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