Outros elos pessoais

19 novembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (29)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - ludicidade.  Quanto mais rica e diversificada for a actividade lúdica maior poderá ser o rendimento escolar, com a potenciação permanente dos aspectos cognitivo, sensório-motor, emocional e afectivo. A actividade lúdica deve ser tida em conta na educação familiar e nas escolas. Pais e professores devem ser capazes de ir bem para além da transformação da brincadeira num mero artifício didáctico. A ludicidade deve especialmente ser uma forma de aprender a transformar o mundo brincando, descobrindo, fazendo, refazendo e transformando, especialmente transformando.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

6 comentários:

  1. Sem dúvida, há muito material a mostrar essa relação.

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  2. Realmente, e uma coisa que se perdeu nas escolas e nas nossas casas. Nas escolas publicas, ja nao se veem trabalhos manuais ou educacao fisica, com a mesma frequencia do pos-independencia. Nas nossas ruas, haviam mini-campos de futebol e basquetebol. Recordo-me inclusive de serem as federacoes desportivas as que mais incentivavam isto. Haviam corridas tipo "Correr e Saude" tambem, onde os jovens dos 7 aos 77 anos eram encorajados a participar. As criancas nao tinham brinquedos a venda nas lojas, pois nada havia para vender. Entao, inventavam-nos. Os carrinhos de lata, papagaios de sacos de plastico, rolamentos, as 10 voltas ao quarteirao de pneus e xinguereguere (jante de bicicleta 28). A guerra de torroes de areia vermelha ou de zarabatanas de canudos de papel. Desafios de habilidade como escolher o aviao de papel que mais voava, ou o paraquedas de plastico que demorava mais a cair do alto do terraco de um predio. Etc. E la voltavamos nos para casa, sujos, cansados, mas felizes! Enfim, as criancas da minha epoca eram mais activas, mexidas e desenrascadas. Hoje sao frageis, sedentarias e ultra-dependentes. Hoje, com mais de 40 anos de idade, ainda consigo dar bigodes no atletismo e basquetebol a muitos jovens de metade da minha idade...

    Nao havia televisao. Ia-se mais ao cinema aos fins de semana (matine), pois claro. Durante a semana, ia-se a biblioteca da Baixa ler para se saber mais ou passatempos (Tintim e Asterix). Ou estudava-se a valer.

    Hoje, tem-se a internet, a televisao, o i-Pod, o Blackberry, as revistas cor-de-rosa. Os spots da Mcel e VODACOM e as facanhas dos inumeros practicantes de halterocopismo da vizinhanca como principal actividade ludica das redondezas. E repare-se que, na pratica, a crianca DIVERTE-SE so, e com ela mesma.

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  3. Basta estudar só um pouquinho os musseques.

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  4. O brinquedo de arame é muitas vezes a única brincadeira.

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  5. Para quem nao percebeu, Halterocopismo e uma modalidade "desportiva' que consiste no levantamento de copos cheios de cerveja gelada e a estalar. Ganha a prova quem mais vezes os levantar, enchendo e esvaziando periodicamente o seu conteudo.

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  6. O lúdico é mais do que a bricnadeira, é a orientação permanente e suave do comportamento visando resolver problemas.

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