Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
11 novembro 2011
Capa do "Savana" de 11/11/2011
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Ena o cardápio de hoje é enorme e variado. Sobre o savana, acho que lhe falta reportagem fora de posições oficiais, deve fazer reportagem não sobre o que se diz mas sobre o que não se diz ou se diz "mal" ou nem convém dizer. Que tal? Ainda volto ao site.
ResponderEliminarSe O MISAU conseguir vencer essa batalha, já começa a criar bases pra uma Juventude mais proactiva, um Moçambique mais saudável com certeza e ate eu consideraria a primeira reacção ao actual IDH.
ResponderEliminarE como o Ricardo Gosta de dizer... " a Preta mais que Boa"... parece que valeu para despertar-nos para uma situação muito triste.
Agora vai interessante acompanhar a evolução dum "combate" entre "interesses económicos" e "Saúde Futuro da Juventude Moçambicana"
Ai o MISAU arranca atrasado... ja houve redução de impostos para fabricação de cerveja de mandioca ( ? )...
Eu acredito que um bocadinho de jeitinho... o MISAU chega la... e ganha a batalha.... basta mesmo o MISAU querer.
Parabéns MISAU... Vale Mais Tarde Que Nunca, Bom.
Meu caro Karim, este "vitorioso" MISAU e comporta-se como um duomovel. Isto e, um carro que anda em dois sentidos opostos simultaneamente...
ResponderEliminarTambem existe uma moldura legal anti-corrupcao, nao e? Mas qual foi o seu efeito? Para bom entendedor, meia palavra basta.
Bem, Ricardo.... Hoje 'e Jummah e vou me confessar...
ResponderEliminarEu 'e que mudei de táctica... dos meus 25 anos, ate aos meus 36 anos, eu incentivava o que achava que estava certo... pouco melhorou,
Entao comecei a criticar forte o que achava que estava errado, ate aos meus 40 anos, e tudo piorou...
agora, voltei a incentivar o que acho que esta certo, porque acho que 'e melhor "melhorar pouco" que "piorar", hehehe.
Pois e, e para provar que eu tenho razao, transcrevo o que recebi no mesmo dia em que o SAVANA publicava esta noticia:
ResponderEliminar"...Caríssimos
Para os devidos efeitos, convidamos-lhe a participar na primeira edição do Festival da Cerveja 2011 em Moçambique ao preço de 300.00 MT para área normal com direito a welcome beer até as 22:00hr e snacks até a meia noite na área VIP. Para alêm da promoção da cerveja, pretende-se trazer vários atractivos para aquecer ainda mais os seus momentos de lazer com amigos, colegas de trabalho e uma oportunidade única de participar de um mega evento com mais de 12 Dj’s num único só espaço.
Para mais informações, favor de verificar o documento pdf enviado em anexo.
Obrigado..."
Agora coloco-te a seguinte pergunta:
Estara o MISAU preocupado com a saude publica, ou desbastar o mercado local, para permitir que SO os autorizados e que possam exercer o seu negocio? Por algum momento, senti que se estava a dar mais destaque ao perigo das destilarias "senta-baixo" do que ao proprio consumo de alcool em si. Ler a noticia como muita atencao.
Ricardo,
ResponderEliminarLi a Noticia e considerei o teu ponto de vista,
Mas em algum momento, de algum sitio deve-se começar a resolver o problema,
Que se comece por ai, e depois a Sociedade Civil mantém a pressão e o MISAU deve tentar corresponder dentro do que 'e possível,
Nao podemos perder a esperança, ainda que por vezes o desespero tome conta, mas se perdemos a esperança, entao perdemos a Causa.
'E um esforço "titânico", mas nao temos alternativa,
Ou nos resignamos e assistimos ao Nosso Próprio Desastre Humano como muitos já estão a fazer, ou...
Remar, Remar e Remar... contra corrente... continuar Remando, Remando e Remando... ate reverter a corrente a Nosso Favor.