Outros elos pessoais

03 novembro 2011

A África do Sul de Malema (7)

"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho" (Heráclito)
"Abaixo o monopólio do capital pelos brancos.  As pessoas que estão a roubar as nossas riquezas devem vir ao palco." (canto de Malema numa marcha ocorrida em Pretoria, segundo o IOL News, aqui)
Penúltimo número da série.
Nesta etapa da história sul-africana seminalmente malemana, sem capacidade para travar a ascensão de Malema, contestado por ele (o ANC tem agora a sua própria oposição, oposição interna), Zuma não deverá ser reeleito como candidato presidencial do ANC, mas Malema não tem hipóteses. A próxima figura presidencial do ANC poderá vir a ser do tipo Janus, com uma parte de Malema e outra de Mbeki, meio-termo entre emoção e razão, populismo e prudência, equilibrador das “alas raciais” do Capital.
Foto reproduzida daqui. Para traduzir, aqui.
(continua)

2 comentários:

  1. Olhem só o que vou citar----

    "O secretário do ANC ao nível de Mpumalanga e governador da mesma província acredita que certos membros dentro do partido no governo estão à beira de destruir o ANC, revela o “News24”.

    http://www.opais.co.mz/index.php/internacional/56-internacional/17523-certos-membros-querem-destruir-o-anc.html

    ResponderEliminar
  2. Em certos círculos a figura falada é Kgalema Motlanthe.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.