Outros elos pessoais

07 outubro 2011

Rebaixadas notas de bancos com interesses em Moçambique

Segundo a Rádio França Internacional, bancos ingleses e portugueses têm as sua notas de risco de crédito rebaixadas pelo Moody's, entre os quais dois bancos portugueses com interesses em Moçambique, designadamente a Caixa Geral de Depósitos, parceira do Banco Comercial e de Investimentos segundo o portal do banco e o Banco Espírito Santo, que, de acordo com o Portal do Governo do nosso país, recentemente, enquanto Banco Espírito Santo África, adquiriu 25,1% do Moza Banco.

3 comentários:

  1. Ora la esta. Talvez agora, alguns senhores optimistas comecem a preocupar-se em poupar dinheiro nas instituicoes do Estado...

    Mais vale tarde do que nunca!

    ResponderEliminar
  2. Bem, a Fitch baixou hoje mesmo o nível de PAÍSES como Espanha e Itália;

    Isto de mercados é importante, sem dúvida, mas muito especulativo! O problema está na liquidez, ou seja dos Bancos terem ido demasiada capacidade para criar dinheiro virtual ... era previsível: e grave!

    Os nossos Bancos com campanhas de captação de depósitos com taxas a rondar os 20% mostram bem que TÊM sérios problemas de liquidez e que, as empresas que quiserem crédito terão de apresentar sólidas garantias e suportarem taxas de juro acima de 20% ... ou seja: o crédito bancário para pequenas e médias empresas, na prática SECOU!!!

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente. Ha muito que eu suspeitava das famosas "avarias do sistema" sempre que chegassemos ao fim do mes, fins de semana prolongados e ate alguns Congressos...

    Era sintomatico. Agora e a confirmacao.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.