Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 outubro 2011
"Occupy Wall Street" prossegue e cresce
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.




Está a acontecer aquilo que na Sociologia chama-se de de "Divergência". Quando uma secção da população deixa de se conformar com a maneira como a sociedade encontra-se estruturada. Esta consciência e comportamento colectivo leva-os a exigir novos arranjos estruturais. Uma das principais causas divergência é a desiguldade.
ResponderEliminarDiga-se o que disser, o ronco da democracia está só a começar.
ResponderEliminarHá-de ser necessário mudar de óleo ao motor.
O problema é: mudará quantas vezes?
Vão arranjar outro sistema, para substituir este, falhado.
Os jovens gritam: fora Obama, fora o capitalismo.
Marx no seu túmulo ri-se: "hehehehehe, fizeram-me pouco demais."
Quanto só restar uma única pessoa no mundo verão que este é o pior sistema. Já se anuncia a queda da DEXIA e os belgas estão em apupos temendo que isso faça disparar a dívida belga, etc.
Em tempos atrás perguntei a um antigo SG da Frelimo: então como livrar o povo deste problema das fomes?
- Muna, o povo pediu democracia, então aqui está. Pediu capitalismo, então aqui tem.
Nova época histórica.
ResponderEliminarAborrecido deve andar o Obama, salvo se aproveitar o ciclone para prometer barcos de salvamento.
ResponderEliminarTerceira semana.
ResponderEliminarMulheres na frente...
ResponderEliminarHa quem precise de rever algumas aulas de Historia Universal para compreender os EUA. Enfim, o cerebro e musculo para alguns...
ResponderEliminarQue fazer?!