Outros elos pessoais

31 outubro 2011

A África do Sul de Malema (4)

"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho" (Heráclito)
"Abaixo o monopólio do capital pelos brancos.  As pessoas que estão a roubar as nossas riquezas devem vir ao palco." (canto de Malema numa marcha ocorrida em Pretoria, segundo o IOL News, aqui)
Prossigo a série.
Neste interim, Julius Malema - jovem, populista, hábil, acelerador da história iniciada por Mandela, presidente da Liga da Juventude do ANC, habitando na luxuosa área de Sandton em Joanesburgo mas conhecendo bem a raiva dos jovens sul-africanos vivendo em situação precária, com um discurso racializante forte - surgiu na cena política sul-africana como um messias oportuno ao mesmo tempo para pobres e para aspirantes a poder e riqueza, sul-africanizando rápida e discursivamente o nacionalismo indigenista à Mugabe e mobilizando com facilidade os jovens dos townships e dos bantustões. As manifestações dos dias 27 e 28 (aqui e aqui) mostram o seu poder mobilizador em torno do slogan da luta contra a pobreza e pelas nacionalizações. Esta terra foi-nos roubada pela minoria branca, esta terra pertence à maioria negra, façamo-la definitivamente nossa - eis o lema milenarista de Malema.
Foto reproduzida daqui. Recorde esta postagem aqui. Confira uma notícia sobre Malema aqui. Para traduzir, aqui.
(continua)
Adenda às 6:46: o "Notícias" de hoje tem um trabalho sobre Malema, aqui.

5 comentários:

  1. Diz o nosso jornal --- "As investigações policiais sobre a vida de Malema começaram quando o seu estilo de vida, despesas feitas para financiar festas e casas apareceram em público, com muitos a questionarem o seu salário. A Polícia disse possuir documentos que revelam casos envolvendo a lavagem de dinheiro, fraude e corrupção por parte de Malema.
    "---Este Sr Malema é muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Este Malema está demais alguém tem que parar este homem, tem uma capacidade incrivel de despertar ódio nas pessoas e não tarda muito tudo aquilo que Mandela conseguiu construir será destruido por causa deste jovem ganancioso. Aliá os discursos do Malema contribuem para formação de escolas do apartheid, não tarda rebentará outra guerra entra negros e brancos na àfrica do sul.

    Lili

    ResponderEliminar
  3. Como diriam no Brasil, para baixo todos os santos ajudam...

    ResponderEliminar
  4. Vai provocando ninhos de medo e revolta.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.