Outros elos pessoais

17 setembro 2011

Ouro para nós?

Logo, a partir das 19:30, a nossa selecção masculina de basquetebol vai tentar conquistar a medalha de ouro jogando na final com a Nigéria (que ontem bateu Angola) nos Jogos Africanos que se realizam há vários dias em Maputo. Se ontem, face à vitória contra a Argélia, já houve festa, hoje então poderá ser o delírio.
Observação: suspeito que andam peristálicos movimentos entre vovôs e esperanças.
Adenda às 21:04: pesados, estes Nigerianos, por três vezes vi jogadores nossos caírem com empurrões deles. Vitória por agora da Nigéria por 29/24, intervalo, muito entusiasmo no Maxaquene.
Adenda 2 às 21:38: 46/46,  depois de estarmos a perder por nove pontos, delírio no Maxaquene.
Adenda 3 às 22:01: ouro para a Nigéria, vitória por 62/57.

6 comentários:

  1. Já que no futebol (desporto que desdenho pelos salários e regalias que pagam aos atletas) somos "nhazalumbos" (cobra de pequeno porte) porquê não apostarmos no basquetebol e outras modalidades que nos trazem glória?

    É verdade. No fim das contas vamos ouvir que o desempenho das nossas selecções foi um sucesso.

    Depois de terminar tudo isto, os atletas, a maioria, serão devolvidos às suas palhotas sem o mínimo de assistência e dignidade.

    São coisas da nossa terra.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Os organziadores dos jogos estão interessados no barulho para disfarçar os problemas organizativos. Ou não? Mas faço votos para que a vitória seja nossa.

    ResponderEliminar
  3. Parece que os vovôs nigerianos foram mais fortes...

    En passant, é impressionante o silêncio mediático, em Portugal, acerca dos Jogos Africanos. Sobretudo, estando eles a desenrolar-se aí.

    Já o mundial de rugby (desporto que, curiosamente, era dos poucos a passarem regularmente na TV durante a minha infância) só está disponível num canal por cabo, pago à parte do restante "pacote". Terá a ver com o facto de o mundial ser dominado, nos últimos tempos, por equipes da Oceania e de África?

    Curiosa, esta geopolítica mediática do desporto...

    ResponderEliminar
  4. Interessante esse silêncio, Paulo.

    ResponderEliminar
  5. Os rapazes bateram-se com galhardia, isso é que importa. Agora, seria bom que o projecto continuasse em ambas as selecções.
    Sobre o silêncio dos media portugueses, lamento discordar das insinuações dos srs. Professores, porquanto a RTP sempre passou nos rodapés dos telejornais, destaques das vitórias moçambicanas. Agora, o que é mesmo de lamentar, é a nossa ignorância colectiva sobre o quê, quando e como se realizavam as provas destes jogos. Porquanto, nem nos jornais, nem nas rádios e TV, salvo a TVM, que fez um trabalho excepcional, nada de concreto o COJA nos actualizou. Quem sabia por exemplo que o salão de convívios da Josina Machel era um court de Badminton? Ou que as provas de judo decorriam no Ferroviário da Baixa? Ou que o Tae-Kwan-Do teria sido transferido subitamente do Maxaquene para o Desportivo?!

    Inclusivamente, estava o COJA a dizer na imprensa que havia chegado 46 países à Aldeia Olímpica, quando nem chegavam a 40. Com tanta desinformação pública interna, que cobertura jornalística poderiamos esperar dos media estrangeiros?

    Penso que nem preciso especular...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.