Outros elos pessoais

22 setembro 2011

Futebol: queda no ranking da FIFA

Confira aqui. Para traduzir, aqui.

6 comentários:

  1. Prof.
    Acredito que depois do descalabro não tinhamos outra porta senão essa caida era esperada.
    Minha modesta opinião seria salutar que Moçambique se esforçasse na vertente formação ou seja camadas inferiores ou no futuro poderiamos ter ganhos.
    Nos seniores e sub 23 nao ganharemos nada sigamos o exemplo do Gana Africa do Sul e outras nações.
    Mario Lithuri

    ResponderEliminar
  2. Nomeie-se uma equipa de pessoas de várias especialidades para apurar o que realmente foi feito no futebol nos últimos dez anos.

    ResponderEliminar
  3. Teria muito a dizer, mas a ditadura do tempo manda-me dizer apenas isto:

    O que temos e vemos é uma selecçao das equipas do Maputo.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  4. Estamos abaixo de Cuba, a patria do Basebol...

    Mas e importante esclarecer que para essa classificacao, contam muito os numeros de jogos de cada seleccao. Normalmente, paises pobres so alcancam classificacoes "boas", i.e. 20o-30o lugares se tiverem jogadores super-talentosos e participarem de alguns torneios internacionais onde conseguem brilharetes. Ora, no caso dos Mambas, nem talento, nem torneios...Alem disso, por se tratar de uma amostra grande de paises em identicas condicoes economicas, a amplitude das queda e ascensao e relativamente acentuada. Logo, nao se justificam alarmismos.

    Mas de repente, lembrei-me do caso dos Camaroes. Um pais que esteve nos recentes Jogos Africanos de MAPUTO, onde nao tendo 'papado' muitas medalhas participou ao mais alto nivel em quase todas modalidades. Na verdade, isto so e possivel, porque o Governo de Paul Biya adoptou o desporto como industria de lazer bastante generosa para os cofres do Estado. Ha ate uma instituicao superior que ensina Futebol...Ou seja, nos Camaroes, ao inves dos jovens emigrarem para as minas de carvao, dedicam-se ao desporto para depois ganharem a vida como idolos do desporto nos quatro cantos do mundo. Da que pensar.

    ResponderEliminar
  5. PROF.
    NOTICIA TRISTE ESMAEL JASSAT dirigente da Liga Desportiva Muçulmana foi brutalmente assassinado esta manha em sua loja.
    Mário Lithuri

    ResponderEliminar
  6. Saiu um treinador, vai entrar outro e mais outro e mais outro mas tenho as minhas duvidas que as coisas melhorem. O problema nao esta so no futebol mas em todas as modalidades. Os ultimos jogos africanos sao prova do que estou a dizer. O maior problema esta no dirigismo desportivo. Muitos dos dirigentes estao onde estao para comer e lamentar-se....

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.