Outros elos pessoais

08 setembro 2011

Difícil circular

Está dificil (e vai continuar difícil por mais algum tempo) circular de carro em cartas áreas da cidade de Maputo. A Avenida Marginal é um tormento. Parece que tudo tem a ver com os Jogos Africanos.

4 comentários:

  1. Hoje decorreram as provas de ciclismo. Ainda espera-se pela maratona.

    ResponderEliminar
  2. Não sei quanto produz em termos económicos a cidade (a parte afectada, de cimento) por hora mas a sua actividade foi seriamente prejudicada ontem.
    Perguntas simples se impõem:
    1-Não seria possível fazer o ciclismo nestas rotas durante o Feriado de 4ª feira, Sábado e Domingo?
    2-Se o que importa for apenas a distancia a percorrer não seria possível bloquear completamente uma das faixas da N4 em troço previamente identificado para a circulação dos ciclistas nos dois sentidos reservando-se a outra para as actividades economicas?
    À parte isto que se agrava com uma total ausência da polícia nos nós de estrangulamento que se criaram, penso que os jogos estão a superar as expectativas. Sobretudo porque o país só teve 2 anos para mobilização de recursos, edificação de infraestruturas e improvisação (algumas modalidades) de atletas. Esperemos que o legado seja um leitmotiv para investimento desportivo mais estruturado ao nível das esferas mais jovens.

    ResponderEliminar
  3. > No meu entender, o problema residiu no facto da Polícia se ter preocupado essencialmente com o assegurar a via livre para os ciclistas (a intenção era boa: garantir a realização das provas sem mácula) e,

    > Ter descurado outro aspecto essencial: estar preparada e empenhar-se em informar, de forma clara, as alternativas, as vias a seguir, posicionando-se mesmo ao longo destas para fazer fluir o trânsito.(o papel que fizeram foi de (i) garantir o percurso dos ciclistas livre e (ii) ASSISTIR ao espectáculo)

    > Foi verdadeiramente caótico: ninguém sabia, por exemplo, qual o melhor percurso para, fugindo do circuito da prova, ir da Polana à Baixa, ou do Alto-Máe ao Aeroporto.

    > Esperemos que hoje melhor: que se concentrem em indicar as alternativas com maior fluidez.

    ResponderEliminar
  4. Eu teria muito mais por dizer a respeito, mas porque apelaram ao patriotismo nao vou partir a loica toda. Agora, ha algumas coisas que gostaria de imputar:

    1- Porque estes Jogos Africanos tem tido um plano de comunicacao fraco, senao inexistente? Senao vejamos, sabera alguem qual e a programacao diaria dos jogos. Foi publicada na imprensa? Quando e onde? E os horarios das provas e jogos, sao respeitados? Por exemplo, este assunto, que se esta a repetir hoje, ficaram a saber os que vem a TVM. Outros, foram surpreendidos de manha quando iam para o servico. Nao teria sido melhor realizar a prova de ciclismo a tarde? E entao, declarar tolerancia de ponto a partir das 12h00, para permitir que as pessoas regressassem aos seus lares?

    2- O sr. Penalva Cesar apareceu ontem nas camaras da TVM a pedir compreensao e patriotismo dos municipes. Alias, foi a unica coisa sensata que lhe ouvi falar. Quando sei que ate para o catering, foi-se subcontractar uma empresa sul-africana, e que serve mal! ISTO E: o Jornal SAVANA da semana passada, insinuava a existencia de uma suposta empresa da mulher de um ministro para cuidar do catering dos Jogos. Ficamos escandalizados. Mas, como isso ja e "NORMAL" em Mocambique, ate teriamos ficado tranquilos se soubessemos que o dinheiro do COJA era para dar emprego aos nossos compatriotas.

    Estavamos enganados...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.