Outros elos pessoais

20 agosto 2011

Série Tete em fotografia (7) - Igreja de Boroma

Prosseguindo esta série fotográfica sobre Tete, da autoria do jurista e ambientalista Carlos Serra Jr. A cerca de 20 quilómetros da cidade de Tete está a Igreja de São José de Boroma, construída em 1885 e em processo de triste deterioração. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.

13 comentários:

  1. http://www.diocesedetete.org.mz/diocese/pastoral-nas-paroquias-e-missoes/94-na-paroquia-de-sao-jose-de-boroma/151-boroma--relatorio-para-a-iii-assembleia-diocesana-de-pastoral.html

    ResponderEliminar
  2. http://travelingluck.com/Africa/Mozambique/Mozambique%20(general)/_1027295_Missão%20de%20São%20José%20de%20Boroma.html#local_map

    ResponderEliminar
  3. http://www.diocesedetete.org.mz/diocese/seminarios-e-eventos/eventos/126-exumacao-das-campas-de-boroma.html

    ResponderEliminar
  4. Imagino por quanto tempo andaram a pintar o interior da ijrega.

    ResponderEliminar
  5. Factos que falam por si...

    "4. ACTIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS DE JANEIRO A AGOSTO DE 2010 A NÍVEL DA PARÓQUIA...

    No dia 14 de Julho de 2010 a paroquia recebeu a visita do senhor Administrador Apostólico da Diocese de Tete, Padre Tiago Palagi, com uma brigada de Roma – Italia..."

    "...6. AS DIFICULDADES ENCARADAS

    1. Surgimento de curandeiros e profetas falsos. Isto traz, como consequência, vários conflitos entre familiares.

    2. Abandono ou fraca aderência à igreja por parte da juventude depois da recepção dos sacramentos. Esse comportamento tem, como sua consequência, a não evolução da Igreja.

    ...

    4. Falta de espírito de ajuda mútua nos serviços de caridade no seio dos fiéis. Como consequência, nota-se divisões e preferências entre cristãos.

    ....

    10. A Paroquia encara inúmeras dificuldades no que diz respeito à aquisição de roupas, toalhas do altar, grupo coral, dançarinas, legião de Maria e compra de vinho da Santa Missa, hóstias e velas..."


    Ate de Roma, ja houve uma visita. Mas vejam la, se alguem fala da reabilitacao do templo? Ou na possibilidade de uma viga centenario matar alguns crentes em plena missa?

    Se isso acontecer, vao dizer que e "castigo de Deus" por todas outras dificuldades apontadas no levantamento do sr. Paroco local. E assim, pelo medo e a supersticao, um novo "santuario" Mariano ira nascer em BOROMA. Prevejo.

    Isto, realmente...

    ResponderEliminar
  6. E se fosse uma MESQUITA?

    Alguns aqui teriam a mesma opinião?

    Zicomo

    PS: Não é um ataque aos muçulmanos, e mais, não me esqueci das regras deste Diário.

    ResponderEliminar
  7. Com tanta pobreza franciscana, como pôr a igreja direita??????

    ResponderEliminar
  8. Paróquia de S. José de Boroma, aos 21 de Agosto de 2010.
    O Pároco: Pe. HERIVELTO MARQUES

    7. PROPOSTAS

    A Paroquia propõe à Diocese o seguinte:

    1. Que haja urn pequeno apoio, se possível, na aquisição do seguinte material:

    a) Toalhas do altar;

    b) Toalhas para o sacrário;

    c) Uniforme para o grupo coral, dançarinas e para o grupo da Legião de Maria.

    2. Construção da capela na comunidade de Macoa. A comunidade já fabricou 2.800 tijolos queimados, e já amontoou pedras. Para a construção, falta apenas: chapas, cimento, barrote e ferros.

    3. Para a comunidade de Kanseta, já existe a capela construída e coberta. Apenas falta o cimento para cimentar o chão e para rebocar dentro e fora.
    ________

    > A Igreja de ONTEM, São José de Baroma,

    > e de HOJE (Macoa e Kanseta), referenciadas nos nrs. 2 e 3 das conclusões acima! ... á semelhança e qualquer seitazeca!

    > Tristeza!

    ResponderEliminar
  9. Como ja tinha dito, factos que dispensariam comentarios adicionais...

    Eu nunca gostei de conversa para encher chouricos, sou um homem de accao. E como tal fui ao site do VATICANO esperancoso de la encontrar um blog, ou um Chat para colocar o link a este post em particular. Nada encontrei.

    Mas encontrei isto aqui:


    PONTIFICIA UNIONE MISSIONARIA
    Segretariato Internazionale
    Via di Propaganda, 1C
    00187 ROMA
    Tel. (0039)06 698 80132 - 80252
    Telefax: (0039)06 698 80124
    e-mail: pum@org.va


    AMMINISTRAZIONE DELLE PONTIFICIE OPERE MISSIONARIE

    Via di Propaganda, 1C
    00187 ROMA
    Tel. (0039)06 698 80228
    Telefax: (0039)06 698 80134
    e-mail: amministrazione@ppoomm.va

    Recomendaria vivamente que Carlos Serra Junior enviasse o material recolhido a este endereco para esperar pela reaccao. E ja agora, todos nos tambem...

    Algo me diz que esta maneira Catolica de resolver os problemas tem tanto de Biblico, como de historico. Por isso, vamos la ajudar os nossos "bem-aventurados" sacerdotes a fazerem uma coisa sem lhes perturbar o caminho para os ceus...

    Tenho Dito.

    P.S. Se fosse uma mesquita a observacao seria a mesma. Alias em 10 anos vi duas a serem reabilitadas ou contruidas de raiz na cidade de Maputo. Uma na baixa e outra na av. Eduardo Mondlane no antigo campo do Costa do Sol. Ha quem ponha em causa a origem dos fundos que sustentaram a construcao daqueles templos islamicos. Mas nao sera por isso que a Igreja Catolica nao o faz tambem. Alias, nem me ocorre que alguma vez estivesse disposta a recusar dadivas de alguem. E isso, e o que vejo. Templos catolicos com as caracteristicas opulentas do passado colonial em Mocambique, nunca ninguem os construiu depois de 1975.

    ResponderEliminar
  10. Como diria o jornalista Pedro Nacuo (rebento do Seminário de Boroma) "dizer só por dizer".

    Eu não quero entrar em polémicas, nem o Professor me deixaria, mas cá comigo, quando o leitor fala do restauro das mesquitas da Baixa e da Av. Eduardo Mondlane, fico a rir...e ao mesmo tempo a lembrar a história do jovem das quantias irrisórias, do barão da droga, etc. Mas este é um "pau para outras colheres".

    A Igreja Católica não usa propaganda económica para tirar dividendos de fosse o que fosse. Nem aceita aventuras dos seus crentes.

    Trabalhei em muitas paróquias da Igreja Católica em Moçambique como voluntário (ainda hoje quando sou solicitado não hesito em prestar o meu apoio) nunca, em nenhum momento, a Igreja Católica precisou de "milagrosos".

    Vi com os meus próprios olhos a intervenção do Vaticano para salvar a milhares de pessoas em situação de pobreza extrema em Nampula.

    O leitor (bloguista) não se esqueça que a igreja está empenhada na paz no mundo inteiro, e não só, mas também em tapar os buracos das políticas irresponsáveis de alguns líderes mundiais. Quando há crise, como acontece regularmente no nosso país, recorremos à Igreja Católica. Porquê?

    Como disse outrora, cedo ou tarde, quando tudo falhar, este Governo vai apostar no património cultural. Vai criar comissões de trabalho para intervir no que já, nessa altura, estará por terra. Leia os avisos de Perdo Nacuo, de Mouzinho de Albuquerque e agora, o meu, não morrerão de infertilidade.

    Veremos... O tempo há-de me dar razão.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  11. A igreja é "monumento nacional histórico" desde 1945, vide adenda na continuidade da série amanhã.

    ResponderEliminar
  12. PARA TERMINAR,

    Não entro em polémicas. Limitar-me-ei, de hoje em diante, a apreciar as fotos com muita dor e consternação. Eu sei o que se perde, por isso choro de tristeza.

    E farei de tudo para que consiga mobilizar fundos para a reabilitação deste património e de outros patrimónios. Sem querer entrar em detalhes, farei diligências, como tenho estado a fazer, para salvar este encanto de obra prima, Boroma e do país em geral.

    Sei que hoje há no país institutos superiores ligados ao património e história de arte, espero que esses "viveiros" façam algo em prol do nosso passado. Não é o património da Igreja Católica que se está a destruir, mas sim o património do país, o nosso património.

    Espero que os decanos do património, o senhor Simbine e Honwana ... possam intervir na recuperação destes edifícios. Parecendo que não, o estado em que se encontram estas igrejas chocam-me.

    Bom sábado a todos e boas festas aos meus "irmãos" da Beira e Nampula pelo aniversário das suas cidades.

    Zicomo

    PS: Na actual conjuntura, por que razão a igreja precisa de construir edifícios pomposos? Como disse, sem polémica e por aqui termino. Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  13. Nao tenho autoridade moral suficiente para julgar o merito ou demerito das confissoes religiosas deste pais. Mas uma coisa sei. Esta ainda e a mesma Igreja milenar, que consagrou Alvim Pereira como Bispo na Provincia de Mocambique. Por isso, dispenso polemicas de "Armas e Baroes de droga assinalados". E quando me confirmam que BOROMA e patrimonio nacional desde 1945, entao creio, a conversa esta encerrada nesse ambito. A bem da Historia de Mocambique, facamos sim o que pudermos para a reabilitacao daquele templo. Venha o dinheiro do Vaticano ou ate de Meca. Mas que se reabilite aquele monumento e ponto final.Porque o que me aborrece mesmo, sao os Velhos do Restelo, que tanto reclamam e verbalizam das nossas desgracas quotidianas, mas na hora de por a mao na massa escondem-se em dogmas e sofismas baratos.

    Por isso, escrevamos todos para:

    PONTIFICIA UNIONE MISSIONARIA
    Segretariato Internazionale
    Via di Propaganda, 1C
    00187 ROMA
    Tel. (0039)06 698 80132 - 80252
    Telefax: (0039)06 698 80124
    e-mail: pum@org.va


    AMMINISTRAZIONE DELLE PONTIFICIE OPERE MISSIONARIE

    Via di Propaganda, 1C
    00187 ROMA
    Tel. (0039)06 698 80228
    Telefax: (0039)06 698 80134
    e-mail: amministrazione@ppoomm.va

    Todos eles ligados ao VATICANO e pecam ajuda para reabilitar aquele templo. Tal como eu o fiz ontem.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.