Outros elos pessoais

17 agosto 2011

Métodos

Certas ideias, certos textos, certas análises são excelentes para aprendermos  métodos de abordagem de certos fenómenos. Por exemplo, abordar metodologicamente o fenómeno de como um determinado sistema de dominação é mantido por causa de rivalidades entre dominados. A este respeito, um texto oitocentista da Karl Marx sobre a rivalidade entre operários ingleses e irlandeses parece-me modelar, confira aqui.

1 comentário:

  1. "...No Séc. XVIII as classes dominantes em Moçambique eram as comunidades indianas e afro‑portuguesas (mulatos).

    Tirando vantagem da superioridade das suas armas e aproveitando a tendência dos povos africanos em serem supersticiosos, utilizando os próprios africanos para apanhar e vender os próprios irmãos, os portugueses desenvolveram a escravatura sem disso serem pioneiros. Como os primeiros portugueses a se fixarem em Moçambique, foram degredados a cumprirem penas, e por terem sido largados em liberdade, cedo se transformaram em comerciantes. E o comércio mais fácil na altura era o de compra e venda de escravos. Estes eram‑lhes fornecidos pelos próprios africanos que ao lutarem contra outra tribo vendiam os prisioneiros aos portugueses. Estes, por sua vez, iam vendê‑los aos árabes que os levavam para a Arábia e outros países do Médio Oriente..."

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.