Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
24 agosto 2011
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Somente para deixar uma nota: A Wikileaks anuncia que hoje irá publicar 35 mil telegramas diplomáticos.
ResponderEliminarhttp://facebook.com/wikileaks
Precisamos saber com rigor quem é a gente que forma os "revolucionários" que disso penso que nada têm, temos de compreender o papel das tribos, osd interesses das potências, etc.
ResponderEliminarTenho que reenviar o meu comentário anterior:
ResponderEliminarCom o fim da guerra fria, a NATO corria o risco de tornar-se um elefante branco. Mas os biscates de controlo de zonas de exclusao aérea voltam a viabilizá-la. Afigura-se mesmo providencial para a agora incontornável recolonizaçao do continente africano. Sem Metrópole nem rosto opressor. É a orquestra final do Grande Capital. De seu nome Imperialismo. Por um lado despejando esmolas para os dirigentes pobres e por outro depauperando o continente.
Em breve haverá uma espécie de Conferência de Berlim (talvez em Beijing e sob a égide das Nações Unidas- esse titere de quem lhe paga as rendas ) para a partilha dos recursos naturais de África.
Entre nós já estamos dando uma ajudinha através das concessões mineiras, hidrocarbonetíferas e, mais recentemente, agrícolas. Chamamos-lhe investimento extractivo&exportativo directo estrangeiro. E dizemos que rende.
A queda de Ghadafi prova que a Uniao Africana é um molusco. Invertebrada e inepta (até para juntar uns sacos de mapira para Somália, refira-se).
O PACTO DE VARSÓVIA era mais importante para o equilíbrio do mundo do que a gente pensa.
Acho que estamos mesmo lixados meus camaradas.
PS.: E depois da Síria? Irão?
Com o Fidel já deposto e se o cancro cooperar na Venezeuela logo logo o mundo será pêra mais doce(il). Estou deveras apreensivo. E irónico, a subjugação de África tinha de acontecer durante o mandato de Obama!