Outros elos pessoais

12 agosto 2011

"À hora do fecho"/"Savana"/12-08-2011

"Muitas pessoas devem agradecer ao mano Dhlaka pela oportunidade que cria para eles poderem expressar-se. O seu último discurso diatribe sobre quartéis deu voz à oposição genuflexiva e promoveu a académicos todos os anónimos que aceitaram reprovar o comportamento do pai da democracia no matutino do banco central."

6 comentários:

  1. Ora aqui está, os camerons da terrinha gostam muito do pai da democracia por isso mesmo, dizem todos a mesma coisa e pelam-se por prisões. Quanto a expressão "oposição genuflexiva": genial, vem para ficar.

    ResponderEliminar
  2. 'Oposição genuflexiva'.....ehehehehehehe!!!!Bingo!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Se os textos fossem publicados no SAVANA, certamente nao apareceriam na "Hora de Fecho". Assim se fazem analises jornalisticas de acordo com as lentes com que se mira...

    Por isso, nem muita parra, nem pouca uva. Porque entenda-se, reprovavel, e o recurso frequente ao ANONIMATO, por vezes, ate para falar de matraquilhos. Inclusivamente, quem publica estas notas de rodape do SAVANA, tambem se serve do anonimato, nao e?!

    A Questao central: o que o sr. Dhlakama disse seria de se aplaudir? Ou devemos inferir que o jornalismo serio e aquele em que se projectam politicos com o perfil de Dhlakama, Ripua ou se calhar, de um Neves Serrano. Que aparente contradicao. Vindo do SAVANA, um jornal conhecido pelos seus vigorosos editoriais a apelar a elevacao do nosso discurso democratico.

    Como pode, um jornalismo independente ser levado a seria, quando se percebeu o TIMING intencional quando Dhlakama (certamente instruido para tal) se pronunciou: antes da ida de Guebuza a China, onde foi selar um acordo para exploracao de Ouro na Gorongosa que implica o desmantelamento de Maringwe, que os EUA e o seu proxy Suecia, alegando razoes ambientais, se opoem, justamente, porque o OURO e a commodity mais estavel no quadro da crise financeira internacional. Saberao os jornalistas que UMA TONELADA DE OURO/DIA da Gorongosa extraidos por Beijing sao o suficiente para dar um abanao em Wall Street?

    Penso que nao.

    ResponderEliminar
  4. Os donos do poder adoram a genuflexão e muitos dos chamados intelectuais igualmente. Bué.

    ResponderEliminar
  5. Politicamente o líder da Renamo acabou. Já era...

    Mas não é uma pessoa de ser ignorado.

    Um general que fez parar o país durante 16 anos deve ser levado a sério. Respeitado.

    Brinca-se muito com o seu nome e com a sua figura, mas muitos esquecem que este homem foi importante para a liberdade deste país.

    Se o Professor me permitir gostaria de dizer que foi graças a este homem que muitos hoje tem a liberdade de serem LIVRES.

    Foi com a sua voz que a guerra parou e com a sua voz a guerra pode recomeçar.

    Felizmente, conheço minimamente bem o líder da Renamo e o que ele diz não é coisa de loucos. Não é por mero acaso que Chissano o atendia.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  6. Neste continente, ha quem se vicie em drogas. Outros, viciam-se em politicos. Nao conseguem viver sem pensar neles...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.