Outros elos pessoais

03 agosto 2011

Esconder a ideologia

"(...) os grupos ou classes dominantes tendem a esconder sua ideologia (e, portanto, seus interesses) e terão por meta fazer que esta seja, em geral, aceite como um sistema de valores, normas e objectivos "geral" ou "natural" - Dijk, Teun A. van, Discurso e poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008, pp. 47-48.

2 comentários:

  1. Mas a ideologia sempre apareceu nos "objectivos gerais", na ideia de "bem comum", em "nome do povo"... a ideologia (ou interesses) da classe dominante sempre esteve á nossa frente, nas normas quer sociais ou jurídicas, na capa dos livros, dos comunicados de imprensa, dos discursos políticos e politizados... Nunca se escondeu, não obstante o uso contínuo de uma das técnicas de combate: a camuflagem!
    Os mais atenciosos (e.g. o Marx político) sempre interviram contra essa atitude, porém, uma minoria bem equipada, forte, tem dominado uma maioria não bem ou mal equipada, fraca, da mesma maneira como assistimos nos filmes.

    Um bom dia de trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Não é um problema de nunca se ter escondido, é um problema de a esconderem a qualquer momento. "Vamos todos unidos vencer...". Etc.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.