Outros elos pessoais

03 julho 2011

Jornal inspecciona decisão sobre inspecção de veículos

Extractos de um editorial do "Diário de Moçambique": "(...) a maneira como o processo foi conduzido deixa muito a desejar — a começar pela “importação” de critérios de avaliação de veículos completamente desajustados à realidade moçambicana, passando pelo pensamento “maputocentrista” que caracteriza a actuação de muitas entidades governamentais nacionais (...) Brincadeiras dessas, de falta de avaliação da situação real antes da tomada de uma decisão, parecem tornar-se frequentes no Ministério dos Transportes e Comunicações, onde medidas como a renovação da carta de condução e o registo obrigatório dos números de telemóveis foram objecto de vários adiamentos, a tal ponto que caíram simplesmente no descrédito! E pior: contribuem para desacreditar o Governo, que parece tomar decisões por emoção, sem noção da realidade do país!" Aqui.

7 comentários:

  1. Digam lá o que quiserem, mas o Governo só recuou, para uma posição de razoabilidade, porque os Chapeiros ameaçaram!

    De realçar o tom de afabilidade, "condescendência", com que o responsável do INAV deu a notícia aos orgãos de Informação, só faltou rematar: "irmãos, estamos juntos!"

    O Governo está refém desta classe (chapeiros) estratégica para o funcionamento da CAPITAL Maputo, centro nevrálgico do País: provas não faltam!

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  2. Uma perguntinha Prof.

    Afinal porque apenas uma unica empresa pode adminstrar tais inspecoes? Por que nao se liberaliza o negocio para os que podem prestar o mesmo servico com maior rapidez, eficiencia, eficacia, evitando bichas e dando oportunidades de escolha aos cidadaos? Why? Ou a Economia do Mercado ainda nao passou dum projecto!

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  3. A gestão da inspecção é monopólio decidido?

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  4. Nada contra a existência de mais centros - desde que devidamente Certificados para tal por entidade competente (INAV?).

    Importa contudo realçar que a actividade exige um razoável investimento em equipamento e formação.

    No meu entender, o problema está na organização do processo. Existe já um registo informatizado das viaturas(referente pagamento taxa anual).

    Neste registo consta o ano de fabrico e outros dados. Poderia servir de base para um CALENDÁRIO de inspecções. Exemplo:

    1.Viaturas anos fabrico anteriores a 1990 (Jan a Março de cada Ano);

    2.Viaturas anos de fabrico entre 1991 e 2000 (Abril a Junho);

    3. Viaturas ano de fabrico entre 2001 a 2005 (Jul a Set);

    4.Viaturas ano de fabrico de 2006 a 2011 (Out a Dez).

    Enfim, parece-me faltar um pouco de racionalidade ao processo.

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  5. O INAV concessionou por 25 anos a um privado. Resta saber qual, a sua fisionomia e musculatura.

    Parece que eh um negocio paracido ao Kudumba (scanners).

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  6. Segundo os "midia" agora já não há mais bichas na Inspecção de Viaturas.
    Mais um recuo do Governo e mais um recuo dos cidadãos... Até à proxima ameaça de multa...
    Bons exemplos do Governo!...

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