Outros elos pessoais

24 julho 2011

Inclusivação futebolística

Inclusivo é o novo termo 4x4 que se generaliza no nosso vocabulário. Começou na política (governação inclusiva) e chegou, agora, ao futebol, através das palavras do reeleito presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, que prometeu "futebol inclusivo". Mais: "(...) aconcheguem-se com ideias úteis para resgatarmos o bem para o nosso futebol." - disse ditirambicamente, citado pelo "Notícias", o Sr. Sidat. Aqui. Assim sendo, parece sensato concluir que antes das palavras do Sr. Sidat o futebol não era inclusivo e não andava aconchegado com ideias úteis. Enquanto isso, vamos ver em que mais territórios vai a inclusivação penetrar.
Observação: o neo-liberalismo tem uma especial capacidade discursiva para se apropriar de certos termos críticos e reenquadrá-los, ressignificando-os, em múltiplos contextos com embalagens ao mesmo tempo anestésicas e progressistas (emponderar, tornar inclusivo, boa governação, etc.).

3 comentários:

  1. Um comentario que nao tem a ver com esta noticia mas com o desporto. Ontem vi pela TVM a abertura do X Jogos Escolares, cuja divulgacao na radio nao foi das melhores.Vendo as bancadas fiquei triste com o espectaculo. Pois ë... estavam vazias. Apenas os grandes chefes da Frelimo, alguns parlamentares tambëm da Frelimo... Discursos da Frelimo para eles mesmos, porque nao estava mais ninguem... Diziam, com muita frequencia os comentadores da TVM que estes jogos pretendem consolidar a unidade nacional. Mas de nacional ali so vi um partido... ë uma pena que nao seja possivel ter mais gente no estadio para financiar estes jogos. mesmo que fosse de graça. Mas ja que os jogos sao financiados apenas pelos cofres do estado, que melhor que encontrar formas de vender bilhetes para a abertura.Encher o estadio, e promover, verdadeiramente a unidade nacional. Pois se ela custa... nos, os cidadaos deveriamos pagar... Mas pelo que se ve... parece que a unidade nacional é propriedade de algumas pessoas de um partido...

    ResponderEliminar
  2. Esmolinhas "inclusivas" só pata inglês ver.

    ResponderEliminar
  3. Eheheheheh!!!! Riso inclusivo!!!!!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.