Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 julho 2011
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Acabo de ouvir a RDP Africa, no seu habitual programa Africa Bom Dia, e com tanta magoa ouvi o Gervasio de Jesus a despedir-se dos ouvintes desta radio.
ResponderEliminarSenti bastante.
Ufff
Quarteis informais ao lado dos quarteis formais do Governo.
ResponderEliminarMas...o acordo de paz ainda não foi assinado???????????????????????????????????????
ResponderEliminarA última digressão de PAI (Presidencia Aberta e Inclusiva) foi prenhe de apelos à preservação da paz sem que tivesse sido pública alguma ameaça de guerra. Seria em resposta às ameaças de recurso à revolução popular para afastar o governo até Dezembro que só agora aparecem?
ResponderEliminarO que vos parece este anacronismo?
Antecipação? Desfazagem de cenas previamente ensaiadas?
Afinal o que foi o 'output' das recentes conversações entre a Frelimo e a Renamo?
De que é que se está a desviar a atenção do povo?
Professor Serra, Egidio Guilherme Vaz Rapozo colocou uma questão muito importante, que deixou muito a reflectir.
ResponderEliminarOs homens (Guardas, militares) de Dlakama são sempre Jovens, 20-30 anos de idade, quando se diz que vem desde o tempo da Guerra. Sera que nunca evenlhecem?
De onde surgem, quando estamos em 2011, quase 20 anos depois do fim da Guerra Civil?