Outros elos pessoais

18 julho 2011

Cloroformização

Tal como o "Savana" de 15/07/2011 noticiou, o nosso Estado decidiu comprar 249 viaturas 4x4 de luxo para os deputados, que tiveram mesmo a possibilidade de escolher os modelos.
Não é apenas uma questão de pôr em causa a austeridade que devia reinar, não é apenas uma questão de o estatuto de cada deputado ser assinalado pela pompa luzidia do 4x4, é, também, politicamente, uma boa maneira de cloroformizar as vozes de protesto, de as anestesiar, de as nivelar.
A regra é simples: cala-se uma oposição opinativa com um rebuçado de luxo. Regra tão simples que até dispensa eleições.
Tal como (escreveu Napoleão) o catecismo anula qualquer resistência, o 4x4 anula qualquer oposição na terra de Mondlane e Samora.
Falta fazer um dia a história das longas lutas de corredor dos candidatos a deputados, dos seus esforços para serem seleccionados, das reverências a fazer aos Big Men partidários.

6 comentários:

  1. Quando o cérebro gosta de ajoelhar, o doce sabe a mais doce.

    ResponderEliminar
  2. Nem precisa ir à sala de operações....ehehehehehe!!!

    ResponderEliminar
  3. Excelente Síntese,
    Magnifico título!

    "Os elementos materiais inferiores da constituição do homem variam com rapidez e os superiores evolucionam lentamente." Franz Hartman.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto nos preocupamos com estas "...minudencias locais...", outro simplesmente alimentam-nos com os seus catecismos:

    http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8qM6A&feature=player_embedded#at=103

    Somos pequenos, ate na acumulacao primitiva do capital...

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida Ricardo,
    Impressionante o depoimento!

    ResponderEliminar
  6. E quando chegarem os deputados provinciais?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.