Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 junho 2011
Sobre ritos de iniciação (5) (Texto de A. Katawala)
5 comentários:
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Qual a função desse "cirurgião"?
ResponderEliminarTambém vai falar das meninas?
ResponderEliminarSalvador Langa,
ResponderEliminaro cirurgião (Ngaliba) é o sujeito que opera (circuncisa) os rapazes, pois a circuncisão ainda é praticada entre o povo Yao e acontece logo no primeiro dia de retino dos rapazes. Suponho que seja por uma questão de higiene (evitar o produção do "queijo judeu" e é depois de iniciados que já estarão prontos para a vida sexual. (Lembre que se trata de uma sociedade tradicional e não devemos nos deixar levar unicamente pelos critérios da nossa sociedade, já que estes critérios não são necessariamente válidos para outros povos e cada ritual é único e significativo para cada cultura/sociedade).
A. Katawala
E as meninas, sao excisadas?
ResponderEliminarNão, as meninas nao sofrem qualquer tipo de intervenção cirurgica e, por isso, o retiro das meninas não dura mais do que três semanas. Fala-se de uma certa prática do desfloramento das raparigas, mas não vi tal prática nas cerimónias femeninas que testemunhei e nem as "matronas" (Atelesi) do nsondo acreditam que tais práticas tenham sido usadas nos rituais Yao. Senti-me integrado nas comunidades e procurei saber através das pessoas e ninguem sabe explicar sobre o desfloramento e nem é fácil falar da intimidade das mulheres.
ResponderEliminarAssistí sim foi a dureza de ser mulher na cultura Yao, a dureza das tarefas domésticas, a dureza da própria educação (não apanharam durante o tempo que lá estive, mas podem apanhar umas "bofas" e a educadora tem "autoridade" e permissão das famílias). Também assistí a aprendizagem das danças e dos movimentos sexuais que, neste caso, estão integradas nas próprias danças do ritual.
A. Katawala