Outros elos pessoais

24 junho 2011

Sobre ritos de iniciação (17) (Texto de A. Katawala)

Legenda: Família expectante, província do Niassa
Continuidade do texto do leitor A. Katawala sobre ritos de iniciação no Niassa, dando desta maneira o seu contributo à minha série Sobre ritos de iniciação feminina à maturidade em Moçambique: "Fala-se do provável desfloramento das jovens candidatas ou de outras práticas entre os Yao. Eu não confirmo tais práticas e as Atelesis, matronas das cerimónias por mim assistidas, não adimitem que este comportamento tenha sido alguma vez praticado entre os Yao (o Nsondo é uma forma de educar as meninas em benefício da comunidade). Presenciei, sim, a prática de danças com movimentos que simbolizam a actividade sexual e outras que permitem a flexibilidade do corpo feminino para o exercício das tarefas domésticas."
(continua)

2 comentários:

  1. Prof.
    Gostaria de ter seu comentario acerca de um assunto que esta a preoucupar a muitos.
    Porque estao a construir novos supermercados na capital do país???? a bem de todos estes supermercados não seriam úteis nas zonas suburbanas??? estamos a falar de descentralização e na pratica não se vê nada
    2 supermercados para a cidade de MAPUTO é demais

    PS. Para quem nao sabe Ontem foram inagurados 2 supermercados 1 na marginal e outro na Av de Angola.

    Mário Lithuri

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um trabalho que devia ser amplamente conhecido e discutido. Hoje não saiu a série do Professor.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.