Outros elos pessoais

28 junho 2011

Risco de explosão de bolha de crédito

Segundo a Rádio França Internacional: risco de explosão de bolha de crédito nos países "emergentes", aqui; inflação na China e na Índia, aqui; sobre promessas de empregos para combater o aumento de preços e o desemprego na China, aqui; sobre inflação no Brasil, aqui.

1 comentário:

  1. Por acaso, ja havia lido recentemente um artigo sobre esse risco de explosao. Alias, um dos motivos pelo qual Pequim tanto quer a mina de Ouro da Gorongosa. E que - tal como nos ensinou Oliveira Salazar - em tempo de crise economica generalizada, o Ouro e a commodity mais estavel do mercado financeiro internacional, que alias tem conhecido um crescendo da sua cotacao/onca. Chama-se tambem atencao para o facto de o Dolar ser uma moeda fundada no mito do mineral amarelo. O que permite que aquela moeda, mesmo com os EUA na bancarrota, continue a ser moeda de referencia monetaria preferencial...

    Para qual contribui tambem o imenso poderio militar, que se reflecte no numero de conflitos em que os EUA ja tomaram parte para manterem o status-quo. Por outro lado, o FMI e o irmao gemeo da Reserva Federal dos EUA.

    Para se ter uma ideia em quantos conflitos os EUA ja se envolveram para defender seus interesses ver: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/guerras_eua.html

    Em suma, quem controlar o Ouro agora, controla o mercado financeiro mundial e resiste a qualquer crise financeira.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.