Adenda: sugiro também a leitura de um texto de Paul Graig Roberts intitulado "A segunda morte de bin Laden", aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 maio 2011
Matar Ben Laden, ressuscitar a Al-Qaeda
Adenda: sugiro também a leitura de um texto de Paul Graig Roberts intitulado "A segunda morte de bin Laden", aqui.
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Já leu o barulho publicitário que os americanos estão a fazer? Autêntico desvio de atenção como diz o Rico.
ResponderEliminarAnalisem esta imagem. Diz muita coisa:
ResponderEliminarhttp://worldmeets.us/images/bin.laden.dead_mehr.png
Primeiro, Brecht:
ResponderEliminarNa Guerra Muitas Coisas Crescerão
Ficarão maiores As propriedades dos que possuem
E a miséria dos que não possuem
As falas do guia*
E o silêncio dos guiados.
*Führer
Segundo, Bin Laden.
Estive atento a TV Saudita, sobretudo ao tom funebre de uma reuniao convocada pelo Rei Fahad sobre assunto qualquer. Eu acredito na teoria da Conspiracao de Michael Moore. Sendo assim, recuso-me a acreditar que o cadaver de Bin Laden (tal como o de Che Guevara), desapareceu no mar. Ou o de Hitler. Ou sequer que o Governo paquistanes desconhecia que a menos de um quilometro da sua maior academia militar, e num fausto edificio de muros altos e rodeado de casas humildes, residisse algum intocavel deste mundo. E fundamentalmente, nao acredito que helicopteros sobrevoem o Paquistao a uma da manha, voem ate as portas da capital, sem que um unico MIG levante voo...
Ate um petiz de 7 anos consegue, com Photoshop fazer uma montagem fotografica de um cadaver tao pouco convincente quanto aquela que nos andam a mostrar nos telejornais. Ha muito que nao ouvia historias da carochinha do tempo da Maria Cachuca. E so e pena que nao haja uma maquina do tempo para nos fazer recuar ate ao dia em que Assange decidiu criar o Wikileaks. Porque ai saberiamos que inteligencia teria sido esta. Mesmo assim, ha esperanca que um dia saberemos a verdade verdadeira!
Bush teve o seu minuto de farsa com as armas quimicas do Iraque. Powell e quem pagou as favas. E o chefe foi reeleito. Obama teve-o anteontem. Vamos la ver quem sera o bode expiatorio desta vez, para o chefe continuar a sentar-se na sala oval.
"Vieles wird in den Krieg wachsen
Die Eigenschaften werden mehr von Menschen mit
Und das Elend derer, die nicht über
Die Reden der Führer
Und das Schweigen der Führung..."
Também estou imprensionado com a falta de inteligencia dos americanos ao inventarem uma historinha cheia de misterios e sem sentido. Realmente alguem com um indice de inteligencia normal pode conseguir ingerir esta notícia. E a fotografia então, do Osama morto, sorrindo... Lol Estou desiludido com os americanos.
ResponderEliminarQ & R.,
ResponderEliminarParece que a foto que voces tem no link nao foi providenciada pelos americanos, e e uma montagem que a imprensa international ja tinha identificado.
A teoria do Moore nao esta em contradicao com informacoes referentes a execucao do BL.
Assim como o facto do Coulibaly ter sido financiado pelo Ouatarra nao estar em contradicao, com o recente facto que ha dias as tropas do ultimo excecutam-lho. O mesmo aconteceu com Rohm e o Hitler, e de facto e uma suggestao do Prince/Machiavelli.
Isso e muito mais freqüente que se pensa, e mesmo o Ben Ali/Mubarak/Suharto/etc.. que servia(m) fielmente os interesses da Franca/America/etc.., foi(ram) largado(s) por nao servir mais os interesses futuros...
No entanto eu nao penso que BL era agente dos Americanos.
Digo mais, estas fotos sao elucidativas e dispensam comentarios prolixos:
ResponderEliminarhttp://www.opais.co.mz/index.php/internacional/56-internacional/13873-verdades-ocultas-sobre-a-morte-de-bin-laden-e-o-jogo-duplo-do-paquistao.html
Quem e o Bin Laden? O da esquerda, o do meio ou o da direita? E que tal uma montagem fotografica com pedacos de cada foto?!
Bem, outra coisa. Se esta morto, porque nao exibiram o corpo? Ora que diacho!!! O CHE, vimo-lo na integra. Savimbi, idem. Hitler nao vimos porque consta que ficou totalmente calcinado. Mas vimos o de Himmler. Tambem vimos o de Salvador Allende. E ate o paranoico Khmer Rouge nos mostrou o corpo de Pol Pot. Portanto, se nao ha corpo, nao ha morto. Ate em termos juridicos ou criminais essa assercao e aceite.
Mas tambem ja houve um jurista americano que nos recordou que, apesar de todas as evidencias, nao haviam provas materiais que demonstravam a culpabilidade de Bin Laden, senao as suas declaracoes extremistas na TV. Mas declaracoes dessas, ha aos montes nos proprios EUA garantido constitucionalmente pela Primeira Emenda. Estarao os americanos a ocultar o cadaver para nao serem acusados de assassinato politico sem provas evitando um incrivel processo judicial movido pela familia Bin Laden?
Decididamente...