Outros elos pessoais

19 abril 2011

Uma notícia triste

Adenda às 20:26: acabado de chegar de uma palestra algures na cidade, estou ainda aturdido com a notícia em epígrafe, cuja referência um leitor me fez chegar. Alguém tem mais pormenores?
Adenda 2 às 21:24: segundo o Correio da manhã de amanhã, a LAM mantém os voos Maputo/Lisboa. Pormenores amanhã.

5 comentários:

  1. Sinceramente não compreendo a decisão de Bruxelas.

    Sempre pensei que a LAM fosse uma companhia à parte dos problemas...

    Esta tarde, há uma hora atrás, uma amiga minha ex-hospedeira da LAM disse-me em surdina que a decisão de Bruxelas não podia ser mais justa, porque os aviões da LAM deixam muito a desejar.

    Além de mais: há aspectos que o público desconhece, mais não disse.

    Verdade ou não, antes de fazer qualquer juízo sobre este tipo de casos, penso sempre na frase do meu querido professor José Hermano Saraiva: "V. Dias, para além das horas, o pêndulo é feito de motor que poucos vê ou ignoram que existe." Disse.


    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Pois e. E triste. E a mim, causa-me nervos e vontade de bater em alguem!

    Volto a dizer, embora se possam levantar reticencias com relacao ao momento desta decisao, a LAM ha muito que abandonou a certificacao ISO que realmente, fez a diferenca, nos tempos da defunta Air Corridor.

    Depois, esta morreu, e foi o que se ve.

    Eu acredito que haja problemas de seguranca com as aeronaves, sobretudo nos voos domesticos. Recordo este exemplo de 2009: http://macua.blogs.com/.m/moambique_para_todos/2009/08/lam-chapa-100-voador.html?p=1
    E todos continuam a garantir-me que ainda hoje na Beira so embarca, quem chegar primeiro ao aeroporto. A pesagem tambem deixa a desejar e muito mais...

    Nao estamos pior que a TAAG, mas desconfio que ja andamos muito mais perto disso. Batemos fundo.

    ResponderEliminar
  3. Viajo com frequencia nos voos da LAM, mas a questao da seguranca e preocupante. Nas aeronaves Q40 nao tem colete salva vidas. Muitas vezes questionei as hospedeiras porque nao havia debaixo dos assentos o colete. A resposta: nao havemos de voar pela costa.

    Nao sei o que de facto acontece nas cabecas dos gestores das empresas em Mocambique. Preferem gastar rios de dinheiro em falsa publicidade que prestacao de servico de qualidade

    ResponderEliminar
  4. "LAM sempre a subir"...
    "a companhia de bandeira"

    ResponderEliminar
  5. O problema parece-me não estar na LAM mas sim no Instituto de Aviação (não sei se se chama assim), que não tem capacidade para a Certificação. A UE não reconhece capacidade à entidade fiscalizadora nacional e, segundo o Ministro afirmou na TV, tem razões para isso.

    A LAM não pode ser a operadora e ao mesmo tempo a Certificadora, como vinha na prática a acontecer.

    O Instituto de Aviação é que tem, primeiro, que ser Ceterificado

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.