Outros elos pessoais

20 abril 2011

A troca de fainas

No decorrer de um debate público ontem realizado na cidade, uma fonte digna de crédito contou que, em certas zonas do nosso litoral norte, pescadores há que trocaram a faina da pesca pela faina de carregar imigrantes ilegais dos barcos para a terra, ganhando agora bem mais do que antes. Aqui está um fenómeno a estudar em profundidade.

3 comentários:

  1. Entre pão seco e pão fresco com manteiga, o pescador tem olhos.

    ResponderEliminar
  2. O que quiseram dizer foi que passaram a dedicar-se a pesca do Tubarao...

    ResponderEliminar
  3.  Um caso concreto de Empreendedorismo e Racionalidade Económica: rentabilização dos meus de produção, os barcos, nas actividades que mais receitas lhes dá.

     Não podemos deixar de ter presente que a maior parte destes pescadores e famílias, (i) não tem acesso a água potável; (ii) os filhos estudam debaixo do cajueiro; (iii) o posto de saúde fica a kms; (iv) não tem acesso a energia eléctrica … em suma: falta o mais elementar, estão esquecidos … donde, o que importa são os tacos, não importa a origem.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.