Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
09 abril 2011
Na rua
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminar1. ESTRANHAMENTE,ninguém comentou esta postagem: Habituá-mo-nos (todos), torná-mo-nos imúnes á desgraça alheia, mesmo quando se trata de crianças, ou, mais grave, cobardemente,acomodadamente,confortamo-nos com o "é responsabilidade do Estado".
2. É interessante associar esta postagem a outra, mais recente, sobre o Coronel Vieira / Corrupção, esbanjamento, etc. ... um Coronel de memoria curta: já nem se recorda do que esbanjou no Gabinete do Zambeze e outros locais por onde passou.
>> "Olha para o que eu digo e não para o que eu faço", dirá o Coronel: e o que diz é Verdade, esbanja-se, rouba-se.
3. Professor, quando tiver oportunidade dê um salto à Rua Mateus Sansão Muthemba, mesmo ali ao lado das instalações do Tribunal Administrativo e veja como mais de uma dezena de jovens (homens, mulheres e crianças) vivem, em plena via pública, debaixo da plataforma da empresa que constrói na esquina das ruas MSMuthemba com a Armando Tivane (entre o Conselho Constitucional e o Tribaunal Administrativo: por ali passam diariamente ilustres Juízes).
Professor,
As crianças/meninas que integram essas grupos de crianças ... apenas aguardam que "donzelem/menstruem" para serem crianças mães.
_