Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
25 abril 2011
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Este assunto do Ensino Superior tem estado esquecido neste diário.
ResponderEliminarPor exemplo, a Mussa Bin Bique funciona, em Pebane, na Zambézia, num refetório.
Em Nampula, onde onde sei, há barulho em torno desta universidade. Penso que é altura de dar mais voz a este assunto, caro professor sob pena de virar flagelo nacional.
Zicomo
Uma dos nossos canais de TV esta a promover debates com os sempre "experts" sobre as alegada manifestacoes. Eu acho bom que haja debates se nao fosse o facto das mesmas serem conduzidas com alguma tendencia de desvirtuar ou desinformar. Em nenhum dos debates o entrevistador perguntou se a Rnamo ou outro partido ou grupo tem ou nao direito de se manifestar pacificamente. As perguntas e comentarios tendem a querer mostrar que elas serao violentas, talvez por serem anti governamentais e por outro lado que as mesma nao fazem sentido alegadamente porque se esta na semana santa e que acontecem numa altura em que o governo esta a promover marchas de paz.
ResponderEliminarPaz e dialogo, DE FACTO, nao da boca para fora como se costuma dizer. Estou em crer que se todos estivessem interessados no dialogo nao estariam aos segredinhos e nem haveria, acredito, necessidade de todo este teatro.
Pensem no povo, por favor
Quem ajuda a salvar Chimoio? a cidade de Chimoio, antes a mais limpa esta a rebentar "pelas costuras" com lixo e buracos por todo o lado. Das poucas vezes que recolhem o lixo faze-no com um tractor sem o taipal atras que vai espalhando lixo por onde passa. Buracos esses parece que dominam todas a ruas, alias ha mais buracos que estradas.
ResponderEliminarEsta a mais de duas semanas um esgoto mesmo em frente a caixa ATM do Standard Bank a despejar agua nauseabunda e parece que ninguem ve. Provavelmente ja se tornou normal.
Por outro lado muitos sao os municipes que nao ajudam. Deitam latas de refresco, casca de banana e outro lixo "na maior" tranquilidade estejam no chapa ou a pe e so atirar para o chao. Pior e que em qualquer canto e "normal" ver alguem encostado a arvore ou a parede a mijar.
SOCORROOOOOOO
Esta manhã o Prof. Dr. Lourenço d Rosario pediu ao estado pra travar esta expansao quantitativa do ensino superior.
ResponderEliminarEsta Mussa Bin Bique por exemplo, embora nao tenha graduado ainda em Qlmane, quis dar o titulo d Honoris Causa. Cmo?