Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
11 abril 2011
Conduta escolar+disciplina+normalização
17 comentários:
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O problema deste país é sempre o mesmo – quando não há soluções para os reais problemas, inventam-se pseudo-soluções. O problema é a indisciplina o e desempenho escolar – o que isso tem a ver com a sexualidade dos alunos? Invés de castrar os alunos porquê não introduzir a educação sexual nas escolas? Onde se debate abertamente as questões da sexualidade sem rodeios nem tabus!
ResponderEliminarMas acima de tudo o que mais me preocupa é essa dualidade de tratamento entre rapazes e raparigas na nossa sociedade. A rapariga (mulher) penalizada por se ter deixado engravidar. Ao ser “empurrada” para o curso nocturno, ela [a rapariga] é automaticamente rotulada de “perdida” – logo, não apropriada para conviver com as outras raparigas [puras]. A minha pergunta é, o que acontece com os rapazes que engravidam as raparigas? Também vão ao curso nocturno?
Puritanismo e moralismos desnecessários – trabalhem e deixem-se de balelas
As mulheres as mulheres as mulheres...Porquê colocá-las no período nocturno?
ResponderEliminarBravo Danilo.
ResponderEliminarAproveito a boleia do Professor referente a Foucault, proponho tambem a leitura do seguinte trabalho - http://www.urutagua.uem.br/005/05edu_borges.htm
ResponderEliminarAcessando http://www.urutagua.uem.br/005/05edu_borges.htm
ResponderEliminarObrigado pelos ângulos de visão e pelas sugestões. Tal como em muitos outros campos, faltam no país estudos sobre como se constituem as matrizes disciplinares, sobre como surgem os eixos "normalizadores". Neste campo, Foucault e Canguilhem são, em meu entender, incontornáveis. Finalmente, seria para mim muito interessantes conhecer os argumentos usados na Josina Machel para produzir os interditos apresentados.
ResponderEliminarCaro professor;
ResponderEliminarGostaria muito que o professor escreve-se algo sobre essa questão.
Agora. Acredite-me professor que as interdições não têm nada de científico/pedagógico., são resíduos dos tempos da revolução, a construção do homem novo, proletário, asséptico. É preciso confrontar essas ideias porque hoje são as escolas, amanhã passam à politicas publicas. Gentes com esses apetites abundam pelas nossas praças.
E o uniforme escolar, serve para que?
ResponderEliminarO Danilo está com medo. Não se preocupe, Danilo, a comunidade gay / lésbica não será afectada nessa bendita "revolução".
ResponderEliminarDecisão justa, acertada e aplaudida da direcção da Escola Josina Machel.
Zicomo
Regras equilibradas não fazem mal a ninguém: algumas pecam por tardias!
ResponderEliminarCaro Viriato,
ResponderEliminarConfesso que fiquei intrigado com a sua contribuição. O que tem a “comunidade gay / lésbica” a ver com este assunto?
João
Lá vem o senhor Viriato com o seu tema favorito- homossexualidade. Porque será?
ResponderEliminarLeia os meus posts para ver se mencionei algo sobre gays ou lésbicas. Falei de mulheres, raparigas que serão estigmatizadas por estarem grávidas.
Revolução? Não há revolução nenhuma. Somente um bando de energúmenos que acham que ainda vivem nos anos 80, sem soluções para os problemas recorre a cosméticas.
Mas o que DIZ o regulamento das escolas publicas em Mocambique?
ResponderEliminarNao existe?
Concordo com o anonimo que diz que "regras equilibradas nao fazem mal a ninguem"!
ResponderEliminarAfinal vivemos numa sociedade e temos que nos respeitar. Porque as meninas tem que ir à escola de mini? e porque os rapazes de oculos escuros ou de lenço, ou de brincos? Eu, pessoalmente acho bem que a escola imponha alguns limites. Acho bem por mim e pelos meus filhos. Acho que a escola é o lugar proprio para ESTUDAR e nao para ir mostrar outros atributos. Provavelmente podem ser organizadas sessoes em que tal é possivel aos sabados (dias de convivio, onde os alunos vao brincar, jogar, festejar, etc...). Mas acho que os dias normais sao para estudar e isso exige concentração e por isso é OBRIGACAO da escola exigir disciplina. Cada coisa no seu sitio e estaremos bem melhor... O que vemos hoje pela cidade é a falta total de civismo. Cada um faz o que quer e onde quer. Se levarmos isto à escola entao nao sei mesmo para onde vamos.
ML
Adão José, MD, PhD deixou um novo comentário na sua mensagem "Conduta escolar+disciplina+normalização":
ResponderEliminarCaríssimo professor não há algo de preocupante e transversal a todas as escolas moçambicanas de uma espécie de Burkha forçada para todas as adolescentes grávidas, que tem de estudar de noite!
Não haverá aqui uma questão de Direitos Humanos básicos a carecer de respeito... Ainda mais quando se espera que os principais sinais de abertura e modernidade venham da capital!
Qual e a motivacao para as adolescentes gravidas terem de estudar a noite?
ResponderEliminarPractica ou Moral?
Vejo no Danilo uma preocupação ardente.
ResponderEliminarTem medo ou receio que esta medida atinja a sua comunidade.
Mas fique descansado. A direcção da Josina Machel não vai tomar medidas contra os gays / lésbicas.
Eu nunca escondi o meu pensamento em relação a esta comunidade, e para falar a verdade, sou totalmente contra.
Como sou um fígado dentro de um mosquito, nada posso fazer. Mas há quem faça por mim, como por exemplo, o Bindi wa Mutarika, Mugabe, etc.
Já aqui contei uma vez que uma sobrinha minha tentou cair nessa e sofreu duras medidas da minha parte. De um dia para o outro voltou ao normal.
E não tenho problemas de dizer isso, é uma doença, pronto. Espero que o professor me desculpe com este comentário, mas é o que penso.
Zicomo