Outros elos pessoais

01 abril 2011

Capa do "Savana" de 01/04/2011

Logo que oportuno inicio aqui a publicação do habitual Dossier Savana, edição de 01/04/2011. Amanhã deverei inserir, destacado, o não menos habitual "A hora do fecho" do jornal.

2 comentários:

  1. Garrido iria desempenhar duas funções: primeira, iria varrer o "cancro" que anda aí na UEM, pelo que ouvi já virou tumor malígno em estado terminal; segundo, iria dinamizar a UEM cuja bandeira é mais política do que académica.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. O Dr. Ivo Garrido tem portfolio suficiente para dirigir a UEM, mas eu entendo que, pela imagem deixada no MISAU, ele estaria la a prazo. Porque, iria centralizar tudo na sua pessoa. E eu nao consigo imaginar como e que a UEM iria funcionar se, de um momento para o outro, tudo viesse a funcionar com o filtro garridal. Outro aspecto, e a exarcebacao politica. Com Garrido no leme, nao tenho duvidas que haveriam muito mais saneamentos politicos na UEM. Sobretudo, no corpo docente e administrativo, ja que o estudantil a muito que o vem sendo. Com Garrido, todos seriam OBRIGADOS, quase por lei, a ter que ostentar publicamente o cartao vermelho e marcar presenca nas reunioes do circulo da UEM, ainda que se perdoe a Garrido o facto de te-lo feito por ser institucionalista, cumprindo piamente o que lhe mandaram fazer. Ja na vertente privada, ele e diferente. Porque ai Garrido sem deixar de ser rigoroso, e muito mais academico, se bem que, com alguns tiques inexplicaveis. Como seja, a sua aversao aos portugueses e aos coffee-breaks com snacks e bebidas. Aspecto que, com a idade que tem, nao creio que vira a ultrapassar. O projecto ISCTEM arranca com ele, que lancou as bases para aquilo que Saraiva de Sousa, como todo o arcaboico que lhe e conhecido, transformou numa academia de alto nivel. Pena e que o sucessor deste nao tivesse a mesma estaleca. Note-se porem que, Saraiva de Sousa, enquanto Vice-Reitor da UEM (da minha epoca de estudante) foi uma nodoa. Nao conseguiu brilhar e o pior, saiu pela porta pequena acusado de falsificar a assinatura do entao Reitor Mazula. Intriga Palaciana. E depois, tinha espirito elitista e sofria de branquicite. Uma pena.

    Tudo isto para dizer que, no caso da UEM, e tempo de se dizer: chega de politica de Celula. Ponham-se agora os academicos a mandar! Ainda que, aquela universidade continue a ser o viveiro do partido FRELIMO por muitos e longos anos. E ponto final.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.