Outros elos pessoais

15 março 2011

Japão: risco de vazamento radioactivo

Segundo o UOL digital de hoje, "Autoridades japonesas alertaram nesta terça-feira (hora local) sobre os riscos de um vazamento radioativo após uma nova explosão atingir o reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1".
Comentário: martirizado país, sofredor povo que ainda não se tinha refeito completamente dos massacres nucleares norte-americanos de 1945 em Hiroshima e Nagasaki.

2 comentários:

  1. Segundo sei, explodiu ja um terceiro reactor na mesma central e ja foi instituida uma zona de exclusao aerea de 20 km em redor. Em desespero, o governo Japones apelou a ajuda internacional para conter a ameaca atomica.

    Por seu turno, varios paises do mundo, com centrais nucleares estao a suspender ou a diminuir o seu uso para revisao de procedimentos de seguranca. A UE esteve recentemente reunida para o efeito. E a Russia emitiu uma declaracao garantindo que o seu territorio apresenta niveis aceitaveis de radiacao nuclear.

    Mas, o incidente no Japao, e motivo de preocupacao para todos os paises da bacia do Pacifico, porquanto a nuvem contaminada podera ser transportada pelos ventos sazonais e atingir outras paragens do mundo.

    Por fim, gostaria de recorda aqui que, nao faz tres anos que o Governo mocambicano veio proclamar o interesse em investir na energia nuclear e espacial. Seria pois interessante que algum especialista fosse a media esclarecer-nos um pouco mais sobre o assunto. Por exemplo, o Prof. Rogerio Utui.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.