Outros elos pessoais

01 março 2011

Decisão histórica

O Conselho de Segurança da ONU aprovou,  sábado passado, por unanimidade, uma resolução "que impõe sanções contra o regime de Muammar Kadafi e seu entorno, como o bloqueio de todos seus bens no exterior e o embargo de armas. A resolução adotada pelos 15 membros do máximo organismo da ONU autoriza também que o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, abra uma investigação sobre as violações de direitos humanos nas quais incorreu o regime líbio."
Comentário: países como a China e a Rússia, não poucas vezes contrários a decisões encabeçadas pelo Ocidente, votaram a favor. A favor votaram também a Liga Árabe e a Liga Africana. Esta é uma decisão inegavelmente histórica pela sua unanimidade e é uma séria advertência para os amantes actuais e futuros de ditaduras auto-divinizadas, cleptocratas e cruelmente castigadoras dos seus povos.

2 comentários:

  1. Assim estao garantidas as "bases teoricas" dum mundo moderno, mais Humano.

    Falta agora a aplicacao da teoria, na pratica.

    A Mudanca esta acontecer.

    ResponderEliminar
  2. A Somalia, essa pode continuar um caos que o mundo nao ve. Sera da ausencia do petroleo e gas?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.