Outros elos pessoais

06 março 2011

A dança dos números

O MPLA, partido no poder, organizou uma manifestação em Luanda antecipando aquela que via internet e celular tem sido convocada para amanhã. De acordo com a "Voz da América", poderão ter participado cerca de quinhentas mil pessoas, número aquém dois dois milhões desejados; a "Gazeta de Luanda" cita o primeiro secretário do partido em Luanda dizendo que estiveram presentes três milhões de pessoas e que amanhã não haverá manifestação de "aventureiros"; o "Correio da Manhã" escreveu que  "Numa jogada de antecipação à manifestação agendada para amanhã contra o presidente angolano José Eduardo dos Santos, o MPLA, partido do regime, reuniu ontem dezenas de milhares de apoiantes nas ruas de Luanda."; o "Público" reporta milhares de militantes e de simpatizantes do partido no poder  numa manifestação visando "esvaziar de sentido uma manifestação “contra 32 anos de tirania e má governação” convocada para a próxima segunda-feira" ; finalmente, segundo o "Expresso 2000", "A manifestação anti-governamental, convocada pela Internet para segunda-feira em Luanda, vai realizar-se apesar dos discursos "intimidatórios e demagógicos" do MPLA, que "já não pegam", afirmou um responsável da iniciativa, salientando que muitos angolanos sentem que é preciso pedir "mais liberdade"."
Adenda às 17:12: existe todo um abundante e rico material para estudo da discursividade política qualificante e desqualificante.
Adenda às 19:58: as convocatórias para manifestações via internet parecem perturbar igualmente o governo chinês, leia a Deutsche Welle em português aqui.

3 comentários:

  1. Pois e. Amanha saberemos se se trata de valsa ou de tango de um homem so...

    ResponderEliminar
  2. Pior:

    Os dirigentes do MPLA deixaram um aviso aos possíveis manifestantes: "vai ser a matar".

    O MPLA é mesmo um partido do POVO.

    O senhor José Eduardo dos Santos para além do Banco Central de Angola ser propriedade seu e do seu partido, possui um outro banco com as mesmas características no Palácio do Planalto em Angola.

    São coisas e lousas da nossa terra.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. Ao que parece o MPLA gere a situação: AGE, PREVÊ, ANTECIPA-SE! .... é assim: "a vitória organiza-se!!".

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.