Outros elos pessoais

02 março 2011

Cinismo

De repente, em frenesim, Estados e organizações internacionais põem-se a congelar bens e contas bancárias de dirigentes caídos em desgraça em meio às revoltas populares em África e no Médio Oriente. Mas, também, começaram as investigações e acusações internas. Um enorme e ruidoso processo está em marcha, quando antes tudo era considerado normal, dirigentes estrangeiros sorriam para aqueles agora ostracizados e subordinados destes curvavam diariamente a espinha em troca de uma mordomia.

4 comentários:

  1. Pois que, como sempre, amigos, amigos. Negocios a parte.

    E tal como disse Marx, a historia repete-se duas vezes. Primeiro como uma tragedia e depois como uma farsa.

    Primeiro, com a instituicao de "boas" plutocracias, cleptocracias e acumulacao de contas bancarias off-shore no cordao umbilcal do Velho Mundo.

    Depois, com o congelamento do peculio pelo Velho Mundo que assim, por via das suas leis civilizadas, ira transferi-lo para o seu Tesouro em forma de impostos ou garantia de pagamentos de servicos de divida cuja origem se desconhece, ou entao - e esta e realmente cinica - reinvestindo o dinheiro congelado em forma de ajuda ao desenvolvimento.

    Desde que Mobutu, Sani Abacha e outros tiranos de Africa sairam do poder, as suas contas foram imediatamente congeladas. Mas, que dinheiro das mesmas, foi devolvido aos seus paises para repor o que foi ilicitamente depredado?

    NADA, NOTHING, RIEN, NICHTS, τίποτα, דבר, NIENTE, NIKS, NIETS,沒有,कुछनहीं,何,아무것도,لا شيء,ничего,KITU...

    Porque as cortes judiciais do Velho Mundo, exigem-nos provas - mesmo tendo-as - de que o dinheiro depositado teve origem ilicita! Ou entao, com um certo paternalismo, reivindicam mudancas democraticas convincentes naqueles paises para se assegurarem que o dinheiro nao ira parar as maos de um outro tirano qualquer(sic). Mas, AQUELE DINHEIRO, ou a escassez dele, e que cria as condicoes para o florescimento de tiranos demagogos. E a negacao da negacao.

    Como nos dizem nestas ocasioes, DURA LEX, SED LEX.

    Por isso, caro Professor, eu sou de opiniao que os cientistas sociais do Terceiro Mundo se deveriam tambem concentrar no estudo deste processo de CONGELAMENTO ad-aeternum, sustentado pelas barreiras morais e juridicas do Velho Mundo, quando, afinal, e por demais evidente que foi por este ou a mando deste que aquele processo de acumulacao ilicita se tornou possivel.

    ResponderEliminar
  2. Em cima rei, em baixo escravo, a história é a casa das estratégias.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, Kadhaffi vira o jogo e passa a contra-ofensiva. Usando a Forca Aerea, ja retomou algumas cidades...e aparece triunfalmente na TV a rir-se de todos que acham que ele ira resignar!

    Quero agora ver o que irao os "congeladores" dizer ou proceder. Sera que e desta que iremos ver instituida uma "no-fly zone over Libya"?

    ResponderEliminar
  4. Este é um fenómeno que vale a pena estudar...

    Bruxelas anda cabisbaixa, pois há evidências de líderes europeus da UE ligados aos ditadores.

    Por isso mesmo, estuda-se a hipótese de não mais vender armamento aos ditadores que mais tarde usam-no contra o seu próprio povo.

    Mas será que a fome europeia vai ceder????

    Zicomo

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.