Outros elos pessoais

07 fevereiro 2011

Tahir

No UOL: "Milhares de manifestantes continuam na noite deste domingo a ocupar a praça Tahrir, no centro do Cairo, horas após a realização das primeiras conversas entre o governo e a oposição." (crédito da imagem aqui)
Num trabalho de Robert Fisk, a propósito de Hosni Mubarak: "No romance “O Outono do Patriarca”, Gabriel Garcia Márquez acompanha o comportamento de um ditador ameaçado, a sua psicologia de negação total. Nos dias de glória, o autocrata vê-se como herói nacional. Ante a rebelião, “mãos estrangeiras” e “agendas ocultas” para aquela revolta inexplicável contra o seu governo tão benevolente quanto absoluto. Os que fomentam insurreições sempre são “usados e manipulados por potências estrangeiras que odeiam o nosso país”.
Adenda às 6:06: leia o Global Media News, aqui.
Adenda 2 às 6:37: CNN aqui. Para traduzir, aqui.

1 comentário:

  1. Nem que fosse um único egipto nas ruas, já era muito, um sinal claro de saturação ao regime. Mubarak, como dizia o outro, mandou recado aos seus compadres do Índico.

    Zicomo

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.