Outros elos pessoais

21 fevereiro 2011

Situação agrava-se na Líbia

Há informação de violentos combates em várias cidades líbias, com armas militares na posse dos manifestantes. Aqui. Uma fonte, carecendo de confirmação, dá conta de que o presidente da Líbia  há 42 anos, coronel Muammar al-Gaddafi, terá deixado o país a caminho da Venezuela. Aqui. Na imagem, o coronel al-Gaddafi.
Adenda às 7:51: Aljazeera, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 2 às 7:54: Xinhuanet, aqui.
Adenda 3 às 7:57: segundo o filho, al-Gaddafi está na Líbia. Aqui.
Adenda 4 às 10:18: segundo a Human Rights Watch citada pelo UOL, já morreram 233 pessoas na Líbia em quatro dias de confrontos entre manifestantes e forças de segurança. Aqui.
Adenda 5 às 10:33: os culpados das manifestações segundo o filho do presidente, no Afrol News, aqui.
Adenda 6 às 10:59: via CNN, saiba o que se passou (ou que se podia ter passado) na China a propósito dos protestos do "jasmin", aqui.
Adenda 7 às 17:33: BBC aqui e aqui.

5 comentários:

  1. Ena mas que amor pelas medalhas, berloques e similares!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. O nosso coronel Tapioca, todo engalanado...

    Admito que me enganei em relacao a Libia. Nao previa um desfecho tao violento e rapido. Ja ontem sabia que Benghazi havia sido tomada pelos revoltosos. E o recolher obrigatorio imposto em Tripoli, onde estalaram manifestacoes na praca Verde, a principal da cidade. Isto, enquanto o filho de Kadhaffi nos fazia o "Monologo do Vaqueiro" para tentar explicar, o inexplicavel!

    Esconjurou fantasmas actuais e do passado. So lhe faltou dizer que o Imperio Romano iria renascer novamente na Cirenaica. Ameacou com guerra civil, com os tiros a porta. Enfim, uma teatrilizacao total que resultou em nada.

    Como se viu, em varias cidades libias, civis pilotam carros de combate. Munem-se de armas aumtomaticas e disparam para tudo que se pareca com as forcas de Kadhaffi...

    Muito pano para mangas.

    P.S.

    E a proposito, onde e que anda unidade das 40 belas amazonas virgens de Kadhaffi que velam pela sua seguranca pessoal?!

    ResponderEliminar
  3. O embaixador da Líbia na China, Hussein Sadiq al Musrati, renunciou ao cargo diante da emissora de TV Al Jazeera.
    http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=224949

    ResponderEliminar
  4. Líbia: prédios governamentais são incendiados por manifestantes
    http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-307142.htm

    ResponderEliminar
  5. Talvez nao estejas assim tao enganado, Ricardo, mas pode ser que nem tudo seja como previste. ja ouvi falar de "Emirado Livre de Benghazi"

    AAS

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.