Outros elos pessoais

18 fevereiro 2011

O princípio da história (8)

Avançando mais um pouco nesta série.
Tendo em conta os pontos apresentados no número 2, prossigo no quarto e último ponto, a saber: a proclamação do fim da ideologia, portanto (1) da razão de ser da crítica das desigualdades sociais e (2) da luta por um mundo mais solidário e justo.
Nos últimos anos discute-se muito os problemas crescentes de um mundo para o qual foram encontradas etiquetas do género crise financeira, crise bancária, bolhas imobiliárias, títulos suprime, pacotes de ajuda, etc. Nessa superfície técnica tecnicamente acolchoada, esconde-se o modo de produção capitalista. Por outro lado, este é o ano do que parece ser apenas uma coisa, algo concentrado e rapidamente digerível, a revolução árabe, algo que parece geograficamente localizado no norte de África e no Médio Oriente. Mas os manifestantes desse mundo são habitantes do planeta, das relações sociais, do tipo de vida, do celular, da internet, do facebook, são habitantes do modo de produção citado, são habitantes do princípio da história, são habitantes do futuro.
Prossigo mais tarde.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.