Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
20 fevereiro 2011
Actualização
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.

Actualizacao dos acontecimentos...
ResponderEliminarFontes noticiosas citando os manifestantes reclamam que na cidade de Benghazi vive-se uma carnificina, com mercenarios a mistura. Reclamam as mesmas fontes que alguns militares se recusaram a disparar para a multidao. Foi mostrado o corpo de um suposto mercenario africano (negro). Reivindicam tambem a captura de carros de combate e armas automaticas, estando elas a serem usadas contra as forcas de Kadhaffi.
A ser verdade, estamos provavelmente a caminho de uma guerra civil...
Entretanto, um novo fait-diver vem colorir o panorama. Dois supostos barcos de guerra iranianos terao atravessado o canal de Suez a caminho da Siria. Israel fala de provocacao. O Egipto desmente a passagem dos vasos de guerra. Teerao afirma que os mesmos estao ja no Mediterraneo...
Enfim, uma autentica roleta russa. Comeco - definitivamente - a acreditar no calendario dos Maias.
Era um paraiso de espioes e de jogadas de bastidores... E a abarrotar de Petroleo. Um El Dorado. Percebe-se agora o motivo de tanto embaraco!
ResponderEliminar