Outros elos pessoais

01 janeiro 2011

Maputo01012011

Pouco bulício nas ruas desta Maputo ainda adormecida  ou semi-adormecida, pouco intenso o movimento de chapas, o lixo ainda não é de alarmar. Mas tenazes, em vários pontos lá estão os vendedores ambulantes e fixos. Interessante será saber se hoje haverá o habitual ritual dos casamentos, partindo do Palácio dos Casamentos para a peregrinação no Jardim dos Namorados com seus múltiplos e vistosos dizeres, cantos e danças.
Adenda às 10: o Jardim dos Namorados está silencioso, não há sinais de casamentos.
Adenda 2 às 10:25: uma cidade verdadeiramente fantasmada; guardas privados ensonados, cavaqueando ou jogando cartas; mercados formais, casas formais de pasto e cafeterias fechados (mas está aberta a cafeteria do Surf no Jardim dos Namorados), mas barracas em funcionamento (por exemplo, as do Museu, junto à Escola Secundária Josina Machel); poucos chapas, aqui e acolá gente  sentada nos passeios, esperando que passe um; em vários pontos - passeios e estradas - os habituais monturos em princípio de ano de estilhaços de garrafas partidas de cerveja.
Adenda 3 às 11:05: hoje não haverá casamentos. Acresce que Janeiro é, por regra, um mês de aperto financeiro para muitas famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.