Outros elos pessoais

18 janeiro 2011

Empréstimos: Chineses à frente do BM

De acordo com um relatório, dois bancos chineses controlados pelo Estado emprestaram mais aos países em desenvolvimento do que o Banco Mundial. Aqui.
Adenda às 20:08: confira igualmente aqui.

5 comentários:

  1. E a Europa suicida-se lentamente aos comandos do eixo franco-alemao, enquanto a velha Albion espreita os proximos acontecimentos, quando tiver, uma vez mais, de recuperar o poder no sistema financeiro do velho continente.

    E a grande evidencia e que a China tem as maiores reservas mundiais de US$ Dollar e ouro. Tem estado a comprar a divida soberana de varios paises, incluindo os EUA. Alias, a recuperacao americana faz-se a custa de Beijing.

    Mas eu ainda acredito que muitas cartas estarao na sua manga para nos revelar.

    Alias, uma recente declaracao enigmatica de Hu Jitao :"...o sistema financeiro internacional e coisa do passado..." permite descobrir um bocado do veu.

    Por isso, ao inves de Ingles e Frances, vamos mas e aprender MANDARIM!...

    ResponderEliminar
  2. Ricardo:

    E quando já não tivermos madeira, nem elefantes, nem rinocerontes, nem pangolins, nem tubarões, nem... de que é que nos servirá o mandarim?

    ResponderEliminar
  3. E para que e que lhe servem o Ingles e o Frances?!

    ResponderEliminar
  4. Com o Inglês, com o Francês, temo-nos entendido com o Mundo sem sermos tratados com insultos, chapadas, pontapés e golpes de karaté… temos, com essas línguas de entendimento universal, feito negócios sem que os nossos recursos nos sejam surripiados pelas costas… O mandarim significará a rápida devastação da nossa terra, a ocupação estrangeira em massa. Humilhação nunca mais, seja lá o que tivermos de sofrer para preservarmos a nossa dignidade.

    ResponderEliminar
  5. Excelente perspectiva futurista de quem olha sempre para cima...

    E mesmo a proposito, o presidente Chines esta sendo recebido na Casa Branca neste momento, depois de ter dado uma volta pelo velho continente. O que acha que ele vai la fazer: "insultos, chapadas, pontapés e golpes de karaté… "?

    E evidente que o mundo ocidental nunca fez coisas dessas, pois nao?! Veja se acorda. O mundo mudou a sua volta e voce fala como se esivessemos no sec. XIV. a negociar com navios negreiros...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.