Outros elos pessoais

28 janeiro 2011

Egipto: manifestações prosseguem

Confira aquiaqui e aqui
Adenda às 7:55: confira também aqui e aqui.
Adenda 2 às 7:58: sobre a Tunísia, aqui.
Adenda 3 às 8:21: no Rebélion, em espanhol, aqui, aqui e aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 4 às 8:30: o que há e não há de comum nos manifestantes dos países árabes? Aqui.
Adenda 5 às 9:42: sobre o Iémen, aqui.
Adenda 6 às 10:23: sobre o Egipto - onde a internet foi bloqueada e o serviço de sms parece estar semi-paralizado -, aqui.
Adenda 7 às 10:52: "Protestos contra os regimes autoritários, o custo de vida e a falta de oportunidades de trabalho foram registrados no Catar, em Omã, nos Emirados Árabes, na Argélia, na Jordânia, no Sudão, na Mauritânia, no Marrocos e no Iêmem. Países onde até então manifestações do gênero praticamente não existiam. Essa semana esse movimento atingiu o Egito."
Adenda 8 às 11:59: Mubarak no WikiLeaks e relações com os Americanos. Aqui.

1 comentário:

  1. Penso que a Adenda 4 encerra o perigo das analises generalistas. A situacao no Egipto, apesar de similar a da Tunisia, Libia (32% de desemprego, compensado por subsidios estatais generosos) e Argelia (recordemos o caso FIS), nao e necessariamente COMUM.

    Porque ha factores importantes a considerar que podem, repentinamente desequlibrar os pratos da balanca, por exemplo, o peso dos fundamentalistas islamicos na revolta. Se ficar demonstrado que eles e que a alimentam, entao a repressao abater-se-a implacavel e daqui a 7 dias nem um rato passeara nas ruas do Cairo. Mas, se ficar demonstrado que outras forcas, mais progressistas e contemporaneas e que estao a frente do movimento, entao talvez a situacao evolua para uma solucao Tunisina. E tudo indica que, para ja, essa e a tendencia. Pois o regresso de El-Baradei (antigo chefe da AIEA) para liderar a plataforma da oposicao, mostra que muitos egipcio estao atentos ao risco, incluindo alguns subditos de Mubarak.

    Hoje, ha uma grande manifestacao no Egipto, instigada pela irmandade muculmana. Todavia, El-Baradei ja afirmou que tambem se ira juntar a ela.O que significa dizer que a sorte da "revolucao" Egipcia decide-se aqui!

    Aguardemos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.