Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 dezembro 2010
"O fio da memória" de João de Sousa
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Excelente programa. Excelente radialista.
ResponderEliminarEu não perdia um, quando não havia TV nem Internet, por causa dos cortes de energia também.
Mas é justo recordar que, quem teve a ideia e concepção do programa foi o malogrado Leite de Vasconcelos. João de Sousa substituiu-o quase de forma permanente, quando seu estado de saúde se tornou mais grave (por volta de 1994 se a memória não me atraiçoa).
Aliás os dois eram uma dupla de sucesso. Lembro-me por exemplo do talk-show cultural "Ver Moçambique" da TVM. Que bom seria se os actuais fazedores de Televisão aprendessem algo com ele, e do Sabadar da RM, normalmente realizado naquele antigo descampado defronte ao restaurante MIMMO's (ex-Princesa) que enchia até arrebentar pelas costuras. Espantoso, tratando-se de um programa radiofónico ao vivo. Hoje, aquele local virou um canteiro de obras para construção de mais um monstro de betão desta selva urbana.
Um grande jornalista, sem duvidas! Longa vida ao grande jornalista e locutor João de Sousa!
ResponderEliminarMF
Patrão de uma voz e autentico 4x4 de Pretoria p/ Mocambique. Os seus Despachos, Num Val Pena.! Regards
ResponderEliminarProfessor Serra, não só aprendi com o João, como também com o meu professor (sem que ele soubesse), o Grande e Saudoso Leite. Fui aprendiz desta dupla e outros mais (Jorge Amade, Eduarda Pereira, Fernanda Fernandes, o Zé Barata, o falecido e o grande teclista Fernando Azevedo e outros mais...) com os quais tive o prazer de trabalhar no Sabadar e conviver. Belos e excelentes aqueles outros tempos. Do mestre João, terei o gosto da sua autografia seu no livro que irei adquirir. Com respeito, Doutor, boa tarde.
ResponderEliminarFelicito o João de Sousa, conheci-o através de um programa que ele tinha que se chamava "Bomdiazinho" acompanhei os relatos de futebol que ele tão bem fazia, o João merece tudo de bom os meus votos de felicidades!!!
ResponderEliminarAna Maria Pais