Outros elos pessoais

18 dezembro 2010

Dez estratégias de manipulação mediática (7)

De um texto atribuído ao linguista norte-americano Noam Chomsky (não consigo, porém, comprovar essa autoria):
"7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma a que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.Tradução minha do texto em espanhol aqui.
(continua)

8 comentários:

  1. Será aberta em breve - por uma organização filantróprica de mercado - uma ESCOLA DE EXCELÊNCIA, para os excelentes filhos dos excelentes pais.

    E mais não disse.

    ResponderEliminar
  2. "uma organizacao filantropica de mercado " ??

    Estamos a evoluir, ja temos "filantropia de mercado".

    2011 promete.

    ResponderEliminar
  3. Será?

    Ora bem, tudo se explica com uma pérola jornalística destas...

    http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/11276-moztex-ja-comecou-a-exportar-pecas-de-vestuario-para-africa-do-sul.html

    Para depois, lucidamente, os verdadeiros media nos virem esclarecer...

    http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=515&listid=NewsList515&listpage=1&docid=11891949

    e convencer ...

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1704392&seccao=Sul

    Já agora, você é ismaelita Abdul Karim?

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,

    Nao, sou Abdul Karim, Mocambicano, sem passaporte, proprietario da 1 Marca Internacional Mocambicana, a quem a governo de mocambique so da prejuiso, sou muculmano, nao ismaelita, e nada tenho haver com Agha Khan,

    Nao tenho parcerias, com ninguem do governo de mocambique, nem com o partido no poder,

    Meus projectos sao de caracter social e nunca tem consideracao do Governo de Mocambique,

    Sou Independente, sem qualquer ligacao "umbilical" com qualquer instituicao de carater religioso, politico ou racial,

    Tenho 3 ano de gestao e estou pra acabar no dia 31 de dezembro o 2 ano de curso intenciso de sociologia neste Blog.

    Obrigado, sei que ha muitos Abdul Karim, um 'e Ismaelita e outro acho na AT, para alem de meia tonelada de Abdul Karim's em Mocambique e uma dezena de toneladas no resto do mundo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. ...Sem passaporte novo, o antigo esta sem folhas pra viajar e o governo ainda nao tem disponiveis os passaportes novos nas embaixadas Mocambicanas.

    ResponderEliminar
  6. Que pena para si. Parece que alguem pegou as ideias nobres que voce defende no blog e cimentou-as com o pragmatismo dos cifroes... Encontro muita coincidencia na postura do Aga Khan em Mocambique, uma organizacao duplamente beneficiada pelos beneficios fiscais. Primeiro, por ser uma fundacao (como a FDC de Graca Machel). E segundo, por aproveitar o estatuto de zonas francas especiais.

    Filantropia de... MERCADO. Foi essa a minha obvia conclusao.

    E ja agora, o que pensa desta escola de EXCELENCIA?!

    ResponderEliminar
  7. Ricardo,

    Ja muitas ideias minhas, modestia a parte, foram "pegadas", e infelismente muitas vezes mal implementadas, e outras vezes "abusadas",

    Mas vou fazer o que ? eu quiz criar um exemplo positivo pro meu pais, o "produto" do meu intelecto e consequente criatividade, eu quiz de boa vontade oferecer ao meu pais e meu ao Povo,

    Aos 39 anos de idade, ja fui reconhecido ao mais alto nivel intelectual mundial, o que eu sei que posso produzir 'e muito maior que uma fabriqueta, o que sei que eu represento para o meu pais a nivel intelectual internacional e mundial, 'e muito maior do que o meu governo possa imaginar,

    O que pensam que me tiram, 'e apenas um "residuo" ou desperdicio, daquilo que podiam lucrar, 'e infelicidade deles nao perceber e nem comprender isso, nao 'e minha.

    Lamentavelmente, o meu governo optou por dar-me como "premio" de meu intenso esforco e ate patriotismo, um "isolamento" empresarial, e nenhuma consideracao pela minha Causa, que coincidentemente eles tambem afirmam ser a deles, pelo menos na afirmacao, eles dizem que 'e deles tambem,

    Pra mim basta eu saber que o que faco contribui para os que nao tem, e se governo continuar a manter-me "isolado" a nivel empresarial, triste, mas nada a fazer,

    Eu vou fazer o que ? quando o proprio meu governo, me da prejuisos, e em muitas formas beneficia os que prejudicam ao proprio governo, o que eu posso fazer ?

    Eu ja me zanguei com o governo, ja lhes disse que o que estao a fazer prejudica a imagem de Mocambique a nivel internacional, ja gritei, e muitas perdi a paciencia e falei com maus modos, ja falei com bons modos, e continua a tentar explicar apartir dos artigos que comecei a escrever, mas eles nao querem entender, vou fazer o que ?

    Em relacao a escola de EXCELENCIA como dizes que 'e, vai ser BOM se for BOM,

    ResponderEliminar
  8. By the way, Ricardo,

    Algumas questoes pra reflexao e pra nao sentires pena de mim, porque senao eu tambem fico com pena de mim proprio, e depois quem 'e que vai sentir pena dos que nada fazem de util ?

    1- Que valor teriam as minhas ideias se nao fossem testadas ?

    2- Que valor elas teriam se nao nao valessem para ninguem ?

    3- Que valor poderao ter, as ideias que nao foram publicamente apresentadas ?

    4- Que valor tem o reconhecimento que eu tenho ?

    5- Que valor tem a consideracao que me 'e dada, pelos meu amigos ?

    6- Que valor tem o respeito que me dado, mesmo pelos que me consideram "inimigo" ?

    7- "Quando se tem uma Causa, nada mais interessa." - Carlos Cardoso, ... certo ?

    Feliz Natal, Meu Irmao. E que o Senhor repita o Milagre da ultima ceia de Cristo, e que alimente os famintos todos do Mundo.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.