Outros elos pessoais

30 novembro 2010

WikiLeaks/Estados Unidos/Moçambique

O portal WikiLeaks começou a divulgar  no dia 28 documentos confidenciais que afirma serem produto de comunicação entre 274 embaixadas americanas no mundo e o Departamento de Estado em Washington. Segundo o portal, esses documentos dão uma ideia da vastidão do estudo que os norte-americanos fazem (mesmo ao nível dos seus aliados) e dos interesses estratégicos que os movem. Sobre Moçambique, o portal refere a existência de 996 documentos, mas creio que ainda não estão disponíveis, pelo menos não os consigo abrir (para abrir e ler parece ser necessário usar um programa chamado Tableau Public 6.0). Para traduzir, aqui.
Nota: nem sempre as secções do portal abremEnquanto isso, sugiro a leitura de cinco portais da imprensa mundial aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Finalmente, interrogo-me sobre como é possível deixar escapar o tipo e a enorme quantidade de documentos referidos, na suposição de que sejam verídicos.
Adenda às 11:28: conferir aqui.

8 comentários:

  1. bom dia Professor, não esta fácil para nos outros ter acesso aos documentos mas através de vias alternativas como e o caso de outros blogues pode-se ler os documentos alias alguns deles já vão bem triados, resumidos e tal. A verdade e que os mesmos saíram cá para fora graças a um tal de Manning,jovem militar de 23 anos de idade e já condenado a 52 anos de cadeia que foi copiando os documentos em CD"s de musica e passando para quem achava que devia...agora tudo de pantanas mas em principio dizem que as infos não vão afectar as relações diplomáticas com outros países.Agora que pôs a nu o sistema dos americanos pôs...um verdadeiro bordel, passe a expressão.

    ResponderEliminar
  2. Os EUA nao tem amigos. Tem interesses em comum...

    That's It!

    ResponderEliminar
  3. O website do wikileaks está a funcionar, mas com algumas dificuldades. Eles argumentam que estão sob constante ataque cibernático.
    Recomendo que ao clicarem nos links no wikileaks façam-o com insistência, irá abrir.

    Quanto aos arquivos com relação ao nosso país ainda estão por ser lançados. A indicação que aparece é de que apenas 471, dos 251,287 arquivos já foram lançados. Isto não constitui nem 1% dos que ainda estão por vir.

    ResponderEliminar
  4. Eles estão sob ataque. Um novo tipo de virus chamado DDOS.

    http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1026/ataque_ddos

    ResponderEliminar
  5. Isto é comédia.

    Os amaericanos têm dessas, de vez enquanto, lançam peixinhos para pulsar o termómetro do mundo. É coisa dos americanos.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  6. Entretanto, Asange - o dono do SITE - e destaque na CNN:

    "ASANGE WANTED!"

    Adivinhem por quem...

    ResponderEliminar
  7. http://www.abovetopsecret.com/forum/thread635450/pg1

    O imperio reage!

    ResponderEliminar
  8. V.Dias,
    Andei ausente e estou um pouco desactualizada... por anda o nosso amigo Karim? Sinto-o ausente neste espaço.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.