Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
01 novembro 2010
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
A opcao de negociar com guebuza e estabelecer um timming de 45 dias 'e muito bom,
ResponderEliminarNao sei 'e se guebuza estaria disponivel a ouvi-los e duvido que esteja disponivel a aceitar um governo de transicao,
E essa possibelidade a acontecer, poderia ser uma saida airoza para guebuza e uma demonstracao profunda de patriotismo, embora eu acredite que guebuza vai tentar ele sozinho e sua equipe salvar o barco deles, ate o ultimo instante,
Pela actuacao, do governo, nao vejo uma real tendencia de resolver os problemas, vejo uma tendencia de ganhar tempo, por forma que algum milagre aconteca e o status quo se mantenha,
Nao sei se essa tendencia de ganhar tempo 'e do guebuza ou de todo o partido no poder, mas a opcao da Renamo nao 'e tao sem sentido, e considero mesmo que pode dar um novo rumo ao pais, e uma saida airoza ao guebuza.
O parido no poder tem que fazer aberturas e ai considero as palavras do brazao mazula muito validas: "a intolerancia politica deve acabar antes que seja tarde"
Isto parece um circo com os mesmos autores e as mesmas acrobacias, nem as crianças interessa.
ResponderEliminarIsto já começa a fartar.
Zicomo
Pensei, pensei, pensei, de pensar mesmo, e desconsegui!
ResponderEliminarComo é que se pode acabar uma coisa que não existe?
Muita areia para a minha camioneta.
Desconsigo.
UmBhalane,
ResponderEliminarEu nao quiz ser tao directo, considerei a opcao de Tio Afonso, porque talvez permitiria uma solucao unica e ideal pra componente do risco politico e talvez ate e muito posivelmente uma re-credibelizacao do sistema e consequente do partido no poder,
Um governo de transicao e uma nova eleicao mais transparente ,livre e justa, 'e na minha opiniao uma saida airoza pra guebuza,
Mas nao acredito mesmo que sequer o guebuza aceite se sentar na mesa negocial, pelo menos a avaliar pela postura do actual governo no que toca as possibelidades de dialogo existentes ou possiveis de criar.
Pelo que eu observo a dificuldade tecnica de Moçambique esta dentro da gestão da Frelimo e deste governo( a relidade da Renamo nem a comprendo uma vez que é paralela á realidade é outra dimensão(perdeu nas eleiçoes e pronto) assim como esta dimensão da frelimo tambem é paralela á rialidade do pais, o que é a renamo e o que é esta nova frelimo"as pessoas que votam frelimo conserteza que não votaram nestas politicas) ambas são minorias que ocupam espaços publicos vazios,que eu disse é tudo uma questão de prencipios.
ResponderEliminarA frelimo só tem de se preocupar com prender os inimigos do povo moçambicano, correr com os esploradores e desmascarar os falsos amigos. Aliarse aos interesses das grandes potencias estabelecidas(ver nos relatorios dos ultimos 100 anos)que possam trazer valor acrescentado e mais valias reais ao Pais e ao povo e ás geraçoes futuras(solidez na banca internacional e creditos firmados, conhecimentos, equipamentos e meios tecnicos interesses cumuns a longo praso na gestao de investimentos similares ou conjuntos,"e não de necessidades e interesses similares , então se andamos á procura do mesmo vamos juntar a fome com a vontade de comer, porque é filho da casa?
é perigoso, se não prestaram no passado vão prestar agora, porque passou-se alguma coisa entretanto que eu não soubesse" depois quando falam em investimentos Portugueses, que já são maus têm de diferenciar dos investimentos de portugueses, que são pessimos pois então, somos povos irmãos o dinheiro desaparece aqui e aparece ai, granda mano e depois volta para aqui, patrão, e então aqui os campos estão abandonados o pais não produz e ai será o que, Escravatura, á custa do que? chular nos preços, ameaças de guerra, tentativa de levantamento popular, seguida de entrada de capitais etc). Mil vezes o zimbabwe a esta realidade( ver a lista dos cidadaos Portugueses que visitaram Moçambique nos ultimos 4 anos e as empresas e organismos publicos(camaras municipais) para que trabalham, as ideias e as praticas que defendem).Agora a china vai comprar a divida publica Portuguesa ( China = dinheiro em cantones), parece aquela de, trocar o ouro da casa da moeda, por acçoes cotadas em bolsa.Tá tudo doido ainda vamos ver a presidente do brazil a dizer que a culpa é do Obama, aonde se refugiaram muitos portugueses fugidos do 25 de Abril(vingaça)(ganancia)(desprezo)só espero que no fundo só seja um brincadeirade mau gosto, voltem ao centralismo ideologico da Frelimo agora democratica e obriguem quem tem ideias contrarias a essa politica a sairem(não podes estar num partido se és contra a idiologia e tentas subverter os prencipios estatutarios )e a criarem novos partidos que emanem da superior vontade dessas fracçoes do povo moçambicano.Eu já tinha achado estranho Portugal querer ganhar ao Canada na ONU é tudo muito estupido, absurdo, parece um navegar á vista, um desnorte como que baratas tontas, ou cobardes que não se enchergam, eu vou morrer o mundo vai acabar para mim mas não a humanidade a inteligencia nem a sensibilidade até lá é continuar a lutar se eles são capaz porque nós não, ter em atenção que o Canadá, Holanda e alemanha colocam-se do lado dos EUA no caso do Yemen, á gajos muito burros e outros estupidos nunca aprendem mas quando se juntam sai dai, dis-me com quem andas dirte-ei quem és, junta-te aos bons melhor serás, a união engrandece a força quando os prencipios e valores estão subjacentes á causa.