Outros elos pessoais

16 outubro 2010

Stuxnet

"A década de 90 foi marcada pelos vândalos cibernéticos e os anos 2000 pelos cibercriminosos. Agora estamos entrando na década do terrorismo cibernético" - Eugene Kaspersky a propósito do vírus Stuxnet. Aqui.

2 comentários:

  1. Nao me espantaria se assim fosse. Mas paradoxalmente sera tambem uma espada de dois gumes para quem desencadear essa escalada.

    Faz algum tempo que a Coreia do Norte, criou uma unidade especial de ciberterroristas como primeira linha de defesa contra um ataque da Coreia do Sul, Japao ou EUA...

    E a razao e obvia. A doutrina militar de Pyongyang privilegia um ataque massivo de artilharia convencional sobre a regiao de Seul e arredores, seguida de uma invasao de forcas especiais altamente treinadas, capazes de realizar accoes de sabotagem nas linhas de comunicacao de Seul, num periodo maximo de 48 horas, onde, segundo se diz, e o tempo minimo para os seus inimigos ordenarem uma contra-ofensiva. Outro pormenor, os sistemas de comando de Pyongyang sao baseados em sistemas analogicos ou mecanicos, que nestes casos, apesar de obsoletos, sao eficazes se operados por militares fanatizados e doutrinado como eles. Alias, pudemos acompanhar o caso do afundamento do Cheonam, por um mini-submarino norte coreano, a diesel, com snorkel, mas revestido por uma tinta especial que anula o eco dos sonares e sinais electromagneticos. Simples e engenhoso.

    Ora, e justamente ai, onde o ciberterroristas entram, uma vez que as forcas de Seul, Toquio e Washington, tem sistemas de controlo e comando em rede, que uma vez sabotados, ou minimizados, tornam-se autenticas carcacas no deserto.

    E ai, contara o factor humano, aspecto que Pyongyang esta em grande vantagem. Porque e reconhecido por especialistas na area, o soldado norte-coreano e o mais fanatizado e treinado do mundo. Sao piores que os kamikazes.

    Por outro lado, isto da tempo para China reagir e posicionar-se ao lado de Pyongyang a tempo de Seul ficar hesitante em mandar Washington apagar o seu rival do norte do mapa.

    E para comprovar que eles existem mesmo, a dois anos atras, os sistemas informatico da rede protegida de defesa de Seul e do Comando americano local, foram desligados por mais de 4 horas, por causa de um ataque de hackers vindo de Pyongyang e com ramificacoes em Pequim.

    Repare-se tambem que, caso Pyongyang provar que poder operar armas nucleares e atingir Seul e Toquio, e ate partes dos EUA, entao o factor dissuador pendera definitivamente para seu lado. Logo, o conflito ficara restringido ao convencional, onde eles, como ja expliquei acima, vem se preparando a muito.

    O sr. Kaspersky, um ex-KBG, sabe muito bem do que fala. Ler mais aqui:

    http://linkpb.net/?p=4944

    http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/410450-eua-se-preparam-para-testar-resposta-a-ciberataque/

    Admiravel mundo novo...

    ResponderEliminar
  2. Eppa,

    Isso vai trazer problemas pra nos,

    Ja queremos ir 'a lua, e com esse andamento das TICs, o nosso ministro 'e capaz de querer montar uma defesa Anti-TIC's no pais.

    Afinal pode ser uma ameaca cibernautica 'a nossa soberania nacional, quando as potencias mundiais souberem que estamos a desenvolver o programa ultra -secreto de energia nuclear pra sustentar a impulsao do nosso vai-vem espacial pra Lua.

    isso pode levar ao nosso governo a decretar um alerta vermelho na defesa e fazer um plano de revolucao cibernautica, nos mesmos moldes estrategicos da revolucao verde.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.