Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
04 outubro 2010
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Efectivamente, e um voto de protesto.
ResponderEliminarO Brasil tem um sistema eleitoral interessante, bastante diferente do nosso, para bem ou para mal.
Por exemplo, todo o cidadao ou entidade, mesmo em lista partidaria pode concorrer a deputado federal. Desta feita, Tiririca, um palhaco analfabeto, teve uma votacao esmagadora. Assim como ja fora com apresentador excentrico Clodovil ou o cantador demode Agnaldo Timoteo. Inclusive, uma uma vez houve ate que se elegeu o Rinoceronte do Zoo de Sao Paulo a deputado federal ou estadual!
Tudo voto de protesto. Mas, o que poderia ser uma accao legitima popular de catarse politica, tem sido aproveitada por outras forcas, nomeadamente o crime organizado para se consolidar na politica. Estes "candidatos" sao uma especie de rampa de lancamento para investidas mais discretas dos homens do mal, ja no proprio congresso brasileiro e com alvos bem definidos. Isso e que e a questao fundamental. Pois como se viu, em ambos mandatos de Lula, variadissimas vezes o PT foi directa ou indirectamente associado ao crime organizado.
Mas apesar de toda esta liberdade de escolha, o brasileiro e obrigado, sob pena de cassacao de direitos de civis, a ir votar. E ele fa-lo, muitas vezes em branco, ou protestando, como foi o caso. Vale notar que, o brasileiro comecou a abster-se das urnas, justamente por causa dos mesmos motivos que nos fazem imita-los em Mocambique. O descredito na politica, pelos sucessivos escandalos nunca esclarecidos.
Em Mocambique, seria impossivel fazer o mesmo que sucedeu neste domingo em terras de Vera Cruz, porque a ditadura partidaria interna de qualquer das nossas formacoes politicas impoe-se na seleccao de candidatos a AR. Todavia, e bom estar alerta a possiveis imitacoes brasileiras, no que tange a perda dos direitos civis em caso de abstencao nas nossas eleicoes, sem o devido contrapeso que seria a permissao de candidaturas uninominais e nao partidarizadas.
Seria pessimo demais para ser verdade...
http://www.lemonde.fr/afrique/article/2010/10/04/le-president-senegalais-limoge-le-ministre-de-l-energie-et-le-remplace-par-son-fils_1420269_3212.html
ResponderEliminarCaro prof.
ResponderEliminarMarina Silva perdeu ganhando, sem dúvida. E o estado mais rico da União elegeu um palhaço com um incrível número de votos. Existe o voto punitivo, mas também há demonstração de desprezo de muitos pela política, ao votarem assim. Tempos atrás, antes das urnas eletrônicas, o 'macaco Tião' recebeu um expressivo número de votos. O eleitor brasileiro é assim: demonstra o que pensa-sente desse jeito e os 'especialistas' precisam dar tratos à mente para decodificar ou interpretar esse comportamento eleitoral curioso.
Não há como duvidar também que certa parcela da grande mídia (um grupo de jornais e emissoras de tv) tomaram o formato de partido político, agindo em conjunto e atacando em matilha Dilma e Lula, enquanto mantinham os holofotes sobre Marina Silva. Parte do eleitorado, como mariposas, acompanhou o brilho da luz.
Aguarda-se agora a decisão de Marina em apoiar Serra (ou Dilma), nessa nova fase de bipolarização político-ideológica brasileira.
Meus cumprimentos,
Paulo; Brasil
Ontem, na SIC, Miguel Sousa Tavares explicava a eleição de Tiririca da seguinte maneira.
ResponderEliminarPara aquele analista, a eleição de Tiririca foi algo pensado por 4 partidos de menor expressão da oposição brasileira que não tinham a menor hipótese de eleger um único deputado. "A eleição de Tiririca não surge do nada". Disse
Acontece que, com a eleição de Tiririca, 6 deputados no entender dele, "sérios", foram eleitos para a câmara de deputados (São-Paulo).
E disse mais, Tirirca foi uma barriga de aluguer desses partidos.
Verdade ou não, Tiririca ficará na história daquele país, quer pelo facto de ser o primeiro palhaço a ocupar o cargo de deputado, quer pelo analfabetismo do futuro deputado.
Zicomo
A saga continua...
ResponderEliminarhttp://br.eleicoes.yahoo.net/noticia/veja-os-famosos-que-foram-eleitos-e-os-que-ficaram-pelo-caminho.html
Pela apuracao e por distribuicao geografica, ja se consegue perceber o que move candidaturas destas.
Um estudo de caso interessante.
Tiririca podera ver sua eleicao cassada, ser condenado a 5 anos de prisao e pagamento de multa, se nao provar em 10 dias que nao e analfabeto:
ResponderEliminarhttp://br.eleicoes.yahoo.net/fotos/imagem/356/tiririca#navgal
O filme segue dentro de momentos...