Outros elos pessoais

08 outubro 2010

O desastre na fábrica húngara de alumínio de Ajka

"O desastre ambiental de Ajka ou derrame tóxico de alumínio de Ajka foi um acidente industrial ocorrido em Ajka (...) Hungria em 4 de outubro de 2010 às 12:25 (...), após o rebentamento de um dique que libertou cerca de um milhão de metros cúbicos de resíduos tóxicos (...). Contabilizaram-se nos primeiros dias quatro mortos e 123 feridos. Cerca de 40 km2 de terrenos foram contaminados e a contaminação atingiu afluentes do Danúbio." Aqui e aqui.
Adenda: silêncio da imprensa moçambicana sobre o drama.

3 comentários:

  1. Eu ja havia visto uma reportagem exaustiva da Al-Jazeera sobre o nefasto. O que me impressionou, foi ver uma enorme mancha vermelho-laranja cobrindo a Hungria, que ainda por cima tem o azar de ser um pais plano.

    Quanto ao silencio local, pois claro, percebe-se muito bem porque. Se nem o ar nos conseguem purificar, o que sera entao dos cursos de agua e terrenos adjacentes?

    Mau negocio para quem construiu mansoes na Matola Rio. No fio da navalha...

    ResponderEliminar
  2. terrivel mesmo!!!
    Espero que se encontrem as melhores soluçoes para a resolução do problema.

    ResponderEliminar
  3. E mesmo a proposito...

    http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/10110-ruptura-de-barreira-de-agua-da-kanmare-faz-estragos-em-moma.html

    O NOSSO EXEMPLO!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.