Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 outubro 2010
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Os chineses!!! Onde andas tu Machel para acudir o nosso povo?
ResponderEliminarZicomo
O nosso governo, ao constatar que chineses queimam moçambicanos com óleo quente, para além de nos baterem com martelos e outros instrumentos, simplesmente retira aos asiáticos a autorização de trabalho... ora, não deveriam esses agressores serem presos, responderem em tribunal, serem obrigados a pagarem multas e indemnizações, cumprirem cá a pena e depois serem expulsos?
ResponderEliminarJá os simples marinheiros a bordo do barco malawiano encontram-se bem presos...
Chineses, nao mesmo, embora raras excepcoes.
ResponderEliminarChega de abuso!
Somos um pais soberano... nao uma ilha ou colonia debaixo do jugo chines.
Ja tivemos de gramar os Russos e outros dos paises de leste, agora mais estes?
Maria Helena
É um bocado estranho esse tratamento por parte desses chineses a outros povos, talvez eles já considerem Moçambique como parte integrante da China ou então consideram os Moçambicanos um povo inferior, Vão os Portugueses e fazem isso, os Russos idem aspas, aspas, agora os Chineses, isso não é normal(sabendo eu que o poder é poder em qualquer lado) porque sera que em Angola não se passa isso ou sera que na Africa do Sul tambem é assim, mas se as coisas estão assim é agarra-los a todos e não os deixarem fugir. E se duvida tiverem vão ver ao codico penal Chines
ResponderEliminarNão passa de xenofobia "chinófoba/sinófoba".
ResponderEliminarNão acredito.
Hão outros motivos subjacentes, que não esses.
Campanha anti-Chinesa, apenas.