Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 outubro 2010
DN
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Eu queria muito saber as verdadeiras razões dessas mexidas! Não me satisfaz a velha resposta " Imprimir nova dinâmica"
ResponderEliminarMINAG, um MINISTÉRIO DESCARTÁVEL... Regards (...)
ResponderEliminarIsto em Xadrez chama/se fazer um roque para proteger o rei.
ResponderEliminarPorque saem os Ministros? A MEU VER o Dr Garrido sai por causa dos seus pronunciamentos durante as manifestacoes, quando falou dos mortos (acho que ele nao escondeu o que viu no hospital e a sua cara funebre dizia tudo) e porque a classe dos enfermeiros, que, ao que parece ficou galvanizada pelo sucesso da manifestacao de 1 a 3 de Setembro e pela ameaça de greve dos antigos combatentes queria repetir a dose. Acho que o PR ja se deu conta que os médicos tambem nao estao muito contentes... Assim o PR mata dois gatos de uma so cajadada, mas sacrifica o apoio popular que tinha com este Ministro.
O Sr Fernandes sai por causa do desastre que foram as medidas tomadas pelo executivo.
O Sr Soares Nhaca pela continua paralesia da Agricultura e pelas fortes criticas vindas dos varios circulos da sociedad que ultimamente atacam o desempenho deste sector.
O Sr Pacheco, nao caiu, mudou de poiso. Acho que aqui há espaço para muitas conjeturas. Mas este é talvez o mais impopular de todos os Ministros afectados pela mexida presidencial.
O efeito destas medidas (a meu ver): Elas vem tarde mas vem dar razao aos "arruaceiros" e como que pedir-lhes um voto de confiança. Vamos ver é como é que elas serão aceites pelas pessoas. Particularmente, em relacao ao Garrido e ao Pacheco acho que nao vai ajudar o PR a repor a imagem que se criou com as manifestações. No primeiro caso acho que peca, aos olhos da população, por excesso e no segundo por defeito. Quanto à agricultura, este ministério parece afectado pelas mudanças climaticas. É um completo enigma e ninguem dura por lá... Será que os Deuses andadam a fechar a chuva??? Mas de qualquer forma, com tanta instabilidade, nao creio que se possa fazer algo neste sector.
Contudo, eu nao acho que as medidas tomadas vao ter muito efeito positivo imediato. Na verdade o que parece que as pessoas querem medidas que desagravem o custo de vida. E essas parece que o Governo nao tem controle sobre elas, por varias razoes. Mas pior seria nao fazer nada!
a poucos anos o Semedo lamentou pelo facto do pais não ter ponta de lanças natos. A franca resolveu isto com a contratação de jogadores Africanos. A crow agent deu os seus passos em relação a desorganização das alfândegas. Se em Brasil busca-se e muda-se nacionalidades em benefício das selecções porque não fazermos o mesmo para cargos ministeriais.e
ResponderEliminarNa minha humilde opinião, a par do que aconteceu com a AA em 2008, o JP não fica de fora pelo facto de ser membro da CP do Party. A verdadeira "punição" poderá ser a não reeleição do mesmo aquele órgão.
ResponderEliminarSeria também oportuno que se mexesse na Juventude e Desportos, Transportes e Comunicações, Finanças, Função Pública e Banco de Moçambique.
PS. Como ficou o caso Semelex?
Vénia.
ResponderEliminar"Isto em Xadrez chama/se fazer um roque para proteger o rei."
ELEMENTAR.
Estou por compreender porquê razão sai Garrido? Enfim, já disse o pais "esta é uma geração da viragem". Fazer oquê.
ResponderEliminarZicomo
umBhalane e que percebe das coisas...
ResponderEliminarElementar, caro Professor, elementar.